Cidades retomam saldo positivo na criação de vagas de trabalho

ECONOMIA

Cidades retomam saldo positivo na criação de vagas de trabalho

Nos primeiros nove meses do ano, Teutônia se destaca com a abertura de 564 postos de trabalho

Cidades retomam saldo positivo na criação de vagas de trabalho
A cidade de Teutônia se destaca com a criação de 564 postos de trabalho (foto: divulgação)
Teutônia

Após um 2023 marcado por cortes e retração econômica, municípios como Teutônia, Westfália e Poço das Antas voltaram a apresentar saldos positivos e investimentos nos primeiros nove meses de 2024. É o que aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Teutônia é o destaque na microrregião.

Nos primeiros nove meses de 2023, a cidade encerrou o período com saldo negativo de 54 vagas. No mesmo intervalo neste ano, o saldo positivo é de 564 novas oportunidades. O aumento da criação de vagas em comparação ao contexto anterior se deve à diversificação econômica, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Teutônia, Guilherme Engster.

“Esses números são resultados da atuação de uma administração que colocou a diversificação das atividades como objetivo. Hoje não temos mais falta de empregos em Teutônia”, destaca o secretário.

Outro dado apontado por Engster é relacionado ao orçamento do município. “Devemos duplicar o orçamento nos próximos anos, uma vez que o valor adicionado será percebido depois de dois anos da instalação dessas novas empresas aqui na cidade”, comenta.

Reorganização da Languiru

Em Westfália, o encerramento das atividades no frigorífico de aves da Cooperativa Languiru impactou no fechamento de 537 postos de trabalho entre janeiro e setembro. Neste ano, a partir de fevereiro, com a parceria entre a empresa e a JBS, os trabalhos foram retomados, o que resultou na criação de 202 vagas.

O presidente liquidante da Cooperativa Languiru, Paulo Birck, destaca o impacto das mudanças feitas desde o início de 2024. “Conseguimos abrir novas oportunidades de trabalho. Em julho, ativamos mais um turno. Temos cerca de 20 a 25 vagas em aberto”, afirma Birck.

Por outro lado, a cidade de Poço das Antas ainda busca a recuperação após o fechamento do frigorífico de suínos. A cidade registrou o encerramento de 713 postos de trabalho em 2023, entre janeiro e setembro. Neste ano, no mesmo período, a cidade criou apenas 57 vagas.

Sobre a planta, Birck destaca que está em processo de negociação e que na próxima semana deve iniciar a venda judicial do espaço. “É a forma que a JBS entende como segura para ela”, diz. Birck espera que até metade do ano que vem a negociação esteja concluída.

Demais cidades da microrregião

Colinas e Imigrante são outros municípios que se recuperaram dos números negativos de 2023. Puxado pela indústria, Imigrante registra neste ano saldo positivo de 90 postos de trabalho, diferente dos oito negativos do ano passado.

Já Colinas teve um crescimento menor. Em 2023, a cidade chegou neste período do ano com um registro negativo de cinco postos de trabalho. Nestes primeiros nove meses, foram criados quatro empregos.

Às margens da BR-386, Fazenda Vilanova segue no processo de crescimento. Em 2023, a cidade apresentou saldo positivo de 50 vagas criadas. Neste ano já são 119. O mesmo vale para Bom Retiro do Sul que apresentou um aumento de quase 300% – foi de 23 para 90.

A única exceção fica por conta de Estrela. Afetada por catástrofes climáticas, a cidade criou menos vagas neste ano. Em 2023, o saldo positivo foi 341 novos postos de trabalho. Em 2024 segue no positivo, mas com saldo de 42 empregos.

Comparativo 

  • Janeiro a setembro 2023

Teutônia: -54
Westfália: -537
Poço das Antas: -713
Bom Retiro do Sul: 23
Colinas: -5
Imigrante: -8
Estrela: 341
Fazenda Vilanova: 50

  • Janeiro a setembro 2024

Teutônia: 564
Westfália: 202
Poço das Antas: 57
Bom Retiro do Sul: 90
Colinas: 4
Imigrante: 74
Estrela: 42
Fazenda Vilanova: 119

Acompanhe
nossas
redes sociais