Na ponta da língua, um sabor de casa e tradição. É assim que o Alambique Berwanger, localizado na Linha São José, em Estrela, conquista o gosto do público. Com produção de cachaça na propriedade desde 1950, a empresa foi reconhecida como a marca mais lembrada no segmento, por meio do prêmio TOP 100 2024.
O negócio da família iniciou com José Berwanger, pai de Inácio Berwanger, um dos sócios atuais. A propriedade onde fica a sede da empresa já pertence à família há mais de um século. A casa centenária no estilo enxaimel autêntico foi construída em 1898 pelo avô de Inácio, Mathias Henrique Berwanger. O cipreste plantado em frente a casa também tem mais de 100 anos.
A primeira estrutura do alambique onde as primeiras cachaças foram produzidas foi utilizada até 1998. No ano seguinte, foi construída a nova sede, com um espaço maior. A base da produção era cachaça Prata, e também a cachaça Ouro, armazenada em barris de Cabreúva. Toda a cana para a produção da bebida é cultivada na propriedade Berwanger.
Em 2002 foi criado o Roteiro Turístico Delícias da Colônia, e uma das paradas passou a ser no Alambique Berwanger. A partir dali, foi iniciada também a produção de licores, à base de frutas e cachaça Prata Berwanger. A linha de produção foi ampliada em 2018, incluindo cachaças envelhecidas.
Hoje, ao lado de Inácio e da esposa Lourdes Maria Welter Berwanger, também estão Paulo Ademir Reis e Cledi Assmann como sócios.
Atrativos
Desde o início até hoje, a produção de cachaças e licores é comercializada no próprio alambique. Entre os fatores, está o pequeno número de alambiques no município, a boa localização, e a freguesia fiel formada ao longo dos anos.
Além disso, conforme conta Reis, o número de turistas que visitam a região tem aumentado com novos atrativos turísticos. Reis ainda destaca o esforço da família em manter um ambiente externo bonito, com um jardim florido, assim como a qualidade da cachaça e licores produzidos por eles de forma artesanal. Todas as bebidas podem ser degustadas e adquiridas na adega existente no porão da casa.
“A gente foi evoluindo com o tempo, aprimorando os tipos de produtos, inovando, mantendo e melhorando a qualidade do produto, isso é fundamental”, destaca
Hoje a linha de produção abrange a Cachaça Prata; Cachaça Ouro, armazenada em barris de Cabreúva; Cachaça envelhecida em Carvalho Americano; Cachaça envelhecida em Amburana; Cachaça Roxinha (Blend de 4 madeiras pensada especialmente para drinks), cachaça Reserva Especial, envelhecida na madeira roxinha; além de treze diferentes sabores de licores. Entre os mais procurados, está o licor de figo, o mais vendido durante os últimos três anos.
O espaço recebe grupos ou particulares com visita guiada e explicação sobre o processo de produção do alambique. A visitação deve ser agendada pelo número (51)99699-6803.