A força do Vale em mais de cinco mil metros quadrados

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A força do Vale em mais de cinco mil metros quadrados

A unificação dos pavilhões 2 e 3 deu origem ao revigorado Centro de Eventos do Parque do Imigrante, uma área de 5.470 metros quadrados e propícia a eventos como a nossa Expovale +Construmóbil, que ontem abriu as portas para receber milhares de visitantes até o próximo dia 17. O movimento de união dos espaços iniciou com uma adaptação improvisada dos ginásios para a realização da Festa a Fantasia.

E, após diversos embates entre representantes do governo municipal e da Acil, principalmente, a união dos pavilhões ganhou ares mais profissionais e arquitetônicos e o resultado final surpreendeu os empresários e expositores. De fato, o Parque do Imigrante está de cara nova e bem mais atraente e acolhedor se comparado às feiras anteriores. Mesmo assim, e é importante debater sobre isso neste exato momento, é cristalina a necessidade de investir e modernizar ainda mais o principal centro de eventos do Vale do Taquari.

Transição tranquila em Teutônia

Secretário de Indústria e Comércio de Teutônia, Guilherme Engster participou do programa Frente e Verso de ontem e, entre as importantes informações sobre novos investimentos e empresas em busca de terrenos no pujante município, o jovem político também falou sobre a transição com a equipe do futuro prefeito, Renato Altmann (PSD). Engster elogiou o provável sucessor na pasta, Valdir Griebeler, e garantiu que a prioridade é repassar aos próximos gestores todos os detalhes das negociações em andamento e, também, sobre negócios prospectados ao longo dos últimos meses. Acima de tudo, os comandados do atual prefeito Celso Forneck (PDT) demonstram maturidade.

Carine encontra Moro

Prefeita eleita de Estrela, Carine Schwingel está em Brasília para acompanhar um evento destinado aos futuros gestores públicos filiados ao União Brasil. Por lá, além de trocar experiências com outros prefeitos e prefeitas eleitas em diversas regiões do país, ela também busca estreitar relações com os principais agentes do partido. Entre eles, o presidente da Fundação Índigo – a organizadora do evento –, ACM Neto, e também o ex-juiz e senador Sérgio Moro, um dos principais expoentes da Operação Lava Jato, que tem sido desmantelada pelos desmandos do STF na capital federal.

Semelhanças com a Espanha

A tragédia climática que atingiu a cidade espanhola de Valência está inundada de semelhanças com as recentes tragédias que assolaram o Vale do Taquari e praticamente todo o Rio Grande do Sul. A começar pela falta de previsibilidade dos fenômenos da natureza, passando pela ineficiência dos sistemas de alerta e evacuação, e finalizando com a incompetência e/ou morosidade de parte do poder público para tratar as emergências e conduzir a reconstrução. Lá, e assim como aqui, a força do voluntariado e a resiliência dos moradores é o que tem garantido esperança e sobrevida.

Alvi Azul pede mais apoio

A direção do Clube Esportivo Lajeadense vai sugerir aos poderes Executivo e Legislativo a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Esportivo (FMDE). O propósito da ferramenta é facilitar o repasse de recursos municipais ao Alvi Azul. A proposta ainda está em debate. Mas a previsão é garantir o abastecimento deste fundo com valores da administração municipal, e também por parte de empresas, instituições de ensino e associações por meio de deduções de tributos locais.

TIRO CURTO

  • Prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB) está em Brasília na companhia de Rafael Fontana, o “pai do Trem dos Vales”. Na pauta, a reconstrução e recuperação da Ferrovia do Trigo, uma demanda que também deveria ser pauta prioritária da Amvat e da Amat.
  • A Amvat debateu nessa quarta-feira sobre o auxílio reconstrução. Em suma, eles pedem a ampliação do prazo de 15 dias para retificações. A entidade quer um prazo até dia 31 de dezembro.
  • Ainda sobre a Amvat, o MDB deverá indicar o próximo prefeito, já que é o partido com o maior número de prefeitos eleitos dentro da área de abrangência da entidade.
  • A Associação Recupera Muçum programa um jantar beneficente no dia 30 de novembro. O grupo busca angariar cerca de R$ 6 milhões para, entre outras ações, garantir áreas e subsídios para evitar o êxodo populacional após as trágicas enchentes que assolaram o município.
  • Em tempo, e além ausência do governador Eduardo Leite, nenhum dos três secretários estaduais do Vale do Taquari prestigiou a abertura da Expovale. No entanto, Leite ainda pode visitar a feira nesta sexta-feira, após a inauguração da via de acesso ao Cristo Protetor, em Encantado.

Olhar do Lucas

Nosso peregrino de todas as sextas-feiras visitou a localidade de Linha Capivara, no interior de Teutônia. Por lá, fotografou os túmulos das famílias Hermann, Brönstrup e Matje, em estilos romana e israelita. Eles datam de 1819 e 1829.

Acompanhe
nossas
redes sociais