A Cooperativa Dália Alimentos foi a marca mais lembrada na pesquisa Top 100 2024 e foi agraciada com o Troféu “Marca das Marcas”. Neste ano, além de ser reconhecida, pela terceira vez, como destaque no segmento de leite, a Dália foi premiada em outras duas categorias: Agroindústria Alimentícia de Carnes e Derivados, e Associações e Cooperativas.
O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, afirma que essas premiações em quatro categorias representam o reconhecimento e a valorização da comunidade regional pelos produtos da Dália. “Já havíamos recebido esse troféu em anos anteriores, mas apenas na categoria de leite, como a marca mais lembrada. Por isso, é uma enorme satisfação sermos agora reconhecidos também nas categorias Carnes e Derivados, Associações e Cooperativas, além da especial categoria Marca das Marcas”, salienta.
Trabalho de todos
Piccinini destaca o trabalho dos produtores rurais associados, das equipes técnicas, industriais, comerciais e de todos os colaboradores. “Este é um momento significativo para a Dália. São 77 anos de história, em que a Cooperativa se consolidou no mercado, e o sucesso é o resultado de uma cultura empresarial pautada na profissionalização, no compromisso e na seriedade”, afirma.
Ele também evidencia que a Dália está na quarta geração de associados desde seus fundadores, com a continuidade das atividades em propriedades familiares. “Esse crescimento expressivo é fruto de um esforço conjunto, desde a eficiência produtiva até o sólido sistema de governança corporativa”, complementa o presidente do Conselho de Administração, enfatizando que esses são os pilares da conquista.
Divisor de água para o fortalecimento
Após a conquista no Top 100, o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, associa esse momento ao reflexo da reestruturação da Dália nos anos 1990, período em que assumiu a diretoria de produção agropecuária. “Naquela época, desenvolvemos um forte trabalho focado na eficiência produtiva, especialmente na suinocultura. Implementamos um novo sistema de produção, baseado em um modelo que promovesse o fluxo contínuo e o bem-estar animal”, recorda.
Freitas também destaca as viagens à Europa como outro fator determinante no crescimento da cooperativa. “Durante essas visitas, o Conselho de Administração conheceu modelos de granjas altamente sofisticados. Percebi que nossos produtores rurais, que operam em pequenas propriedades, deveriam conhecer e adotar novos programas de produção, mais tecnológicos e eficientes.
Implantamos, então, um sistema de alta escala produtiva, que resultou em maior rentabilidade. Esse foi, de fato, um divisor de água, pois ampliou a visão da diretoria e nos direcionou para o desenvolvimento de novas linhas de produtos no mercado.”
Comprar leite Dália ajuda o Instituto do Câncer Infantil
Compromisso com a comunidade e princípios de solidariedade são valores intrínsecos à Cooperativa Dália Alimentos. Em 2015 foi criado o “Fundo Criança Dália”, com a destinação de 1,5% das sobras líquidas da Cooperativa ao fundo, proveniente do Ato Cooperativo. Antes desta formalização, em 2012, todas as ações, incluindo as doações em instituições e repasses ao Instituto do Câncer em Infantil (ICI), em Porto Alegre, somam mais de R$ 3,8 milhões.
O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, relaciona a importância do projeto social da Cooperativa com a segunda premiação da Dália no Top 100, no segmento dos lácteos. “O leite Dália foi novamente o mais lembrado na pesquisa Top 100. Isso mostra que os produtos Dália se diferem em seu sabor e qualidade. Por isso, ficamos muito felizes e percebemos que o consumidor, cada vez mais exigente, valoriza as empresas e as marcas engajadas com causas relevantes à sociedade, a exemplo do Programa Criança Dália, que destina uma porcentagem de cada litro de leite vendido ao ICI”, reforça.
Ele revela o orgulho e a alegria do envolvimento da Cooperativa nas causas sociais da comunidade. “É um privilégio poder contribui com a saúde, a educação e o bem-estar das crianças. Recordo que este programa surgiu ainda com ações solidárias dos funcionários em 1998. Depois, começamos realizando festas direcionadas às crianças até a formalização do Fundo Criança Dália”, relembra.
Leão da Coragem
Todo o leite Dália, premiado pela terceira vez no Top 100, seja da linha integral, zero lactose, desnatado e semidesnatado, comercializado no RS, destina um percentual sobre a venda ao ICI. Essa doação ocorre por meio do Programa Criança Dália desde 2016, quando o selo do Leão da Coragem foi afixado nas embalagens.