77 anos de consolidação da Dália Alimentos

Prêmio Top 100

77 anos de consolidação da Dália Alimentos

Gestores destacam crescente trajetória da Cooperativa, após marca ser premiada em quatro categorias no Prêmio Top 100

77 anos de consolidação da Dália Alimentos

A Cooperativa Dália Alimentos foi a marca mais lembrada na pesquisa Top 100 2024 e foi agraciada com o Troféu “Marca das Marcas”. Neste ano, além de ser reconhecida, pela terceira vez, como destaque no segmento de leite, a Dália foi premiada em outras duas categorias: Agroindústria Alimentícia de Carnes e Derivados, e Associações e Cooperativas.

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, afirma que essas premiações em quatro categorias representam o reconhecimento e a valorização da comunidade regional pelos produtos da Dália. “Já havíamos recebido esse troféu em anos anteriores, mas apenas na categoria de leite, como a marca mais lembrada. Por isso, é uma enorme satisfação sermos agora reconhecidos também nas categorias Carnes e Derivados, Associações e Cooperativas, além da especial categoria Marca das Marcas”, salienta.

Trabalho de todos

Piccinini destaca o trabalho dos produtores rurais associados, das equipes técnicas, industriais, comerciais e de todos os colaboradores. “Este é um momento significativo para a Dália. São 77 anos de história, em que a Cooperativa se consolidou no mercado, e o sucesso é o resultado de uma cultura empresarial pautada na profissionalização, no compromisso e na seriedade”, afirma.

Ele também evidencia que a Dália está na quarta geração de associados desde seus fundadores, com a continuidade das atividades em propriedades familiares. “Esse crescimento expressivo é fruto de um esforço conjunto, desde a eficiência produtiva até o sólido sistema de governança corporativa”, complementa o presidente do Conselho de Administração, enfatizando que esses são os pilares da conquista.

Divisor de água para o fortalecimento

Após a conquista no Top 100, o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, associa esse momento ao reflexo da reestruturação da Dália nos anos 1990, período em que assumiu a diretoria de produção agropecuária. “Naquela época, desenvolvemos um forte trabalho focado na eficiência produtiva, especialmente na suinocultura. Implementamos um novo sistema de produção, baseado em um modelo que promovesse o fluxo contínuo e o bem-estar animal”, recorda.

Freitas também destaca as viagens à Europa como outro fator determinante no crescimento da cooperativa. “Durante essas visitas, o Conselho de Administração conheceu modelos de granjas altamente sofisticados. Percebi que nossos produtores rurais, que operam em pequenas propriedades, deveriam conhecer e adotar novos programas de produção, mais tecnológicos e eficientes.

Implantamos, então, um sistema de alta escala produtiva, que resultou em maior rentabilidade. Esse foi, de fato, um divisor de água, pois ampliou a visão da diretoria e nos direcionou para o desenvolvimento de novas linhas de produtos no mercado.”

Comprar leite Dália ajuda o Instituto do Câncer Infantil

Compromisso com a comunidade e princípios de solidariedade são valores intrínsecos à Cooperativa Dália Alimentos. Em 2015 foi criado o “Fundo Criança Dália”, com a destinação de 1,5% das sobras líquidas da Cooperativa ao fundo, proveniente do Ato Cooperativo. Antes desta formalização, em 2012, todas as ações, incluindo as doações em instituições e repasses ao Instituto do Câncer em Infantil (ICI), em Porto Alegre, somam mais de R$ 3,8 milhões.

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, relaciona a importância do projeto social da Cooperativa com a segunda premiação da Dália no Top 100, no segmento dos lácteos. “O leite Dália foi novamente o mais lembrado na pesquisa Top 100. Isso mostra que os produtos Dália se diferem em seu sabor e qualidade. Por isso, ficamos muito felizes e percebemos que o consumidor, cada vez mais exigente, valoriza as empresas e as marcas engajadas com causas relevantes à sociedade, a exemplo do Programa Criança Dália, que destina uma porcentagem de cada litro de leite vendido ao ICI”, reforça.

Ele revela o orgulho e a alegria do envolvimento da Cooperativa nas causas sociais da comunidade. “É um privilégio poder contribui com a saúde, a educação e o bem-estar das crianças. Recordo que este programa surgiu ainda com ações solidárias dos funcionários em 1998. Depois, começamos realizando festas direcionadas às crianças até a formalização do Fundo Criança Dália”, relembra.

Leão da Coragem

Todo o leite Dália, premiado pela terceira vez no Top 100, seja da linha integral, zero lactose, desnatado e semidesnatado, comercializado no RS, destina um percentual sobre a venda ao ICI. Essa doação ocorre por meio do Programa Criança Dália desde 2016, quando o selo do Leão da Coragem foi afixado nas embalagens.

Acompanhe
nossas
redes sociais