Milhares de pessoas já passaram pelas imediações da Praça Cristóvão Colombo, onde ocorre a 33ª edição da tradicional Semana Farroupilha de Muçum. Com muitas atrações musicais, boa gastronomia e cheia de simbolismo, o evento fora de época celebra a reconstrução do município atingido pelas três enchentes históricas. A programação se estende até o dia 10 de novembro.
Talentos regionais e artistas consagrados
A grade de shows da Semana Farroupilha mescla uma série de espetáculos que unem desde talentos regionais até artistas consagrados do tradicionalismo gaúcho. Apenas no domingo passado, Baitaca e Os Serranos subiram ao palco.
Destaque ainda para apresentações de danças de entidades locais como o GAN Anita Garibaldi, CTG Giuseppe Garibaldi e Associação Muçunense de Arte que subirá ao palco novamente no encerramento.
A programação para os últimos dias reserva apresentações do Grupo Bate Casco e Luiz Corrêa & Grupo Campeirismo (veja todas as atrações ao lado).
Diversidade gastronômica
Diversos empreendimentos se instalaram em food trucks ou nos piquetes do acampamento crioulo. As opções são variadas e incluem até o sanduíche feito com costelão assado na hora pelo Mirante Bixo do Mato.
Atingido pelas últimas três enchentes, o Let’s Bora Burguer está com toda a operação no local do evento. Vale a pena provar os deliciosos hambúrgueres da casa. Outra marca local que se faz presente é a Cervejaria Das Borja, com o chope legítimo de Muçum.
Vale destacar que junto ao acampamento está instalado o Kiosque da Praça com uma variedade de lanches e pratos prontos, além de outros espaços com açaí, crepes, sorvetes e delícias para todos os gostos.
Evento do recomeço
Muçum é um dos municípios pioneiros na celebração do tradicionalismo, tanto que a Semana Farroupilha já é realizada por mais de 30 anos. O evento de 2024, além da peculiaridade de ser realizado fora de época em novembro, marca a retomada da cidade após as enchentes históricas.
Quem circula pelo acampamento crioulo percebe uma mudança de perspectiva e aumento da confiança em dias melhores.
A programação conta com recursos estaduais e federais, sendo que a contrapartida municipal é pequena e justificável diante do aquecimento da economia e importância de se manter o apreço à cultura gaúcha.
Programação
- Sexta-feira (dia 8)
20h – Espetáculo de danças com o Grupo Ana Terra
21h – Show com Grupo Sistema Antigo
22h30min – Show com o Grupo Bate Casco
- Sábado (dia 9)
16h – Apresentação do Coral Infantil do Cras
21h – Show com Lorenzo Lavoratti e Marco Vieira
22h30min – Show com os Garotos do Surungo
- Domingo (dia 10)
14h – Encontro de Gaiteiros e Trovadores
17h – Show com Cesar Oliveira e Rogério Melo
18h – Cerimônia de encerramento com espetáculo da
Associação Muçunense de Artes
19h – Show com João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo