Três motivos para participar da Semana Farroupilha de Muçum

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

Três motivos para participar da Semana Farroupilha de Muçum

Milhares de pessoas já passaram pelas imediações da Praça Cristóvão Colombo, onde ocorre a 33ª edição da tradicional Semana Farroupilha de Muçum. Com muitas atrações musicais, boa gastronomia e cheia de simbolismo, o evento fora de época celebra a reconstrução do município atingido pelas três enchentes históricas. A programação se estende até o dia 10 de novembro.

Talentos regionais e artistas consagrados

A grade de shows da Semana Farroupilha mescla uma série de espetáculos que unem desde talentos regionais até artistas consagrados do tradicionalismo gaúcho. Apenas no domingo passado, Baitaca e Os Serranos subiram ao palco.

Destaque ainda para apresentações de danças de entidades locais como o GAN Anita Garibaldi, CTG Giuseppe Garibaldi e Associação Muçunense de Arte que subirá ao palco novamente no encerramento.

A programação para os últimos dias reserva apresentações do Grupo Bate Casco e Luiz Corrêa & Grupo Campeirismo (veja todas as atrações ao lado).

Talentos locais e artistas famosos na cultura tradicionalista dividem o palco na Semana Farroupilha de Muçum

Diversidade gastronômica

Diversos empreendimentos se instalaram em food trucks ou nos piquetes do acampamento crioulo. As opções são variadas e incluem até o sanduíche feito com costelão assado na hora pelo Mirante Bixo do Mato.

Atingido pelas últimas três enchentes, o Let’s Bora Burguer está com toda a operação no local do evento. Vale a pena provar os deliciosos hambúrgueres da casa. Outra marca local que se faz presente é a Cervejaria Das Borja, com o chope legítimo de Muçum.

Vale destacar que junto ao acampamento está instalado o Kiosque da Praça com uma variedade de lanches e pratos prontos, além de outros espaços com açaí, crepes, sorvetes e delícias para todos os gostos.

Sanduíche com costelão assado na hora é uma das iguarias servidas junto ao acampamento crioulo

Evento do recomeço

Muçum é um dos municípios pioneiros na celebração do tradicionalismo, tanto que a Semana Farroupilha já é realizada por mais de 30 anos. O evento de 2024, além da peculiaridade de ser realizado fora de época em novembro, marca a retomada da cidade após as enchentes históricas.

Quem circula pelo acampamento crioulo percebe uma mudança de perspectiva e aumento da confiança em dias melhores.

A programação conta com recursos estaduais e federais, sendo que a contrapartida municipal é pequena e justificável diante do aquecimento da economia e importância de se manter o apreço à cultura gaúcha.

Programação

  • Sexta-feira (dia 8)

20h – Espetáculo de danças com o Grupo Ana Terra
21h – Show com Grupo Sistema Antigo
22h30min – Show com o Grupo Bate Casco

  • Sábado (dia 9)

16h – Apresentação do Coral Infantil do Cras
21h – Show com Lorenzo Lavoratti e Marco Vieira
22h30min – Show com os Garotos do Surungo

  • Domingo (dia 10)

14h – Encontro de Gaiteiros e Trovadores
17h – Show com Cesar Oliveira e Rogério Melo
18h – Cerimônia de encerramento com espetáculo da
Associação Muçunense de Artes
19h – Show com João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo

Milhares de pessoas já passaram pela Semana Farroupilha nos primeiros dias de programação

Acompanhe
nossas
redes sociais