Roteiro de turismo rural fomenta potencialidades do setor no município

Vespasiano Corrêa

Roteiro de turismo rural fomenta potencialidades do setor no município

Programação segue até nesta sexta-feira, 8, e é uma aposta para revitalizar a economia local

Roteiro de turismo rural fomenta potencialidades do setor no município
Fotos: Brayan Bicca
Vespasiano Corrêa

Em um esforço que une tradição rural e inovação turística, Vespasiano Corrêa promoveu nesta quinta-feira, 7, o roteiro piloto “Nos Trilhos da Esperança”. Este projeto de turismo rural, nascido de uma longa preparação e capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vespasiano Corrêa, com apoio do STR de Encantado, prefeitura e Sicredi, tem a ambição de colocar a cidade e atrativos no mapa turístico regional e estadual.

O roteiro, além de explorar as belezas naturais da região, foi desenvolvido para responder à crescente demanda de visitantes atraídos pelo Viaduto 13, Cristo Protetor e passeio Trem dos Vales. Após três anos de planejamento e adequações, o roteiro foi concebido para não só proporcionar uma experiência autêntica do meio rural aos visitantes, mas também gerar renda e oportunidades para a comunidade local.

Apresidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vespasiano Corrêa, Graziela Salvagni, comenta a evolução do projeto como um reflexo da parceria com o SENAR-RS. “A nossa parceria com o Senar é muito evolutiva. Fizemos esse curso de turismo para capacitar os empreendedores e melhorar os estabelecimentos. Antes, a maioria deles não sabia exatamente o que era necessário para atuar no turismo rural”, explica Graziela.

A busca por formação, por parte dos empreendedores, foi fundamental para impulsionar o projeto. Graziela relata que muitos deles, antes sem noção do potencial turístico dos negócios, começaram a ver a possibilidade de integrar a rota e oferecer serviços que atendam às expectativas de um público cada vez mais exigente.

Um novo olhar sobre o turismo rural

A instrutora do SENAR-RS, Claudiana Castro, que conduziu a capacitação no município, observa que a cidade possui um “potencial riquíssimo” para fomentar o setor. “Trabalhar com turismo é algo contínuo, que exige qualificação, inovação e agregação de novos serviços”. O projeto, que também formou produtores rurais e artesãos, foi pensado para que esses profissionais reconheçam o turismo como uma atividade que não apenas gera renda, mas também valoriza a cultura e o meio ambiente local.

Com dez empreendimentos inicialmente capacitados, Vespasiano Corrêa aposta que o turismo rural terá um impacto positivo na economia local, diversificando a oferta e garantindo uma experiência diferenciada ao visitante.

Como este é um roteiro piloto, o feedback dos primeiros visitantes será fundamental para ajustes e melhorias. A expectativa é que o “Nos Trilhos da Esperança” seja mais que um roteiro turístico, tornando-se um símbolo de desenvolvimento econômico e social para Vespasiano Corrêa. O roteiro segue com programação amanhã, 8.

Programação

DIA 8 DE NOVEMBRO DE 2024

8h: Recepção na Escadaria da Igreja, em frente ao Salão Paroquial;
8h30: Café na Invernada Blessmann. Posteriormente visita a Pousada, passeio a cavalo e trilha ecológica –
12h: Almoço e sobremesa na Cantina do Titi – com ponto de vendas de Artesanatos da Márcia Visnheski;
Posteriormente encerramento.

Acompanhe
nossas
redes sociais