Resiliência e superação marcaram a revista Valores 2024, produzida pelo Grupo A Hora, e lançada hoje, 7, durante a abertura da Expovale + Construmóbil. Em 170 páginas, o material destaca as marcas mais lembradas do Vale em 92 segmentos, além de cinco personalidades que fazem a diferença no desenvolvimento regional. A publicação ainda contém detalhes do prêmio TOP 100, que coroou essas empresas e líderes no fim de setembro.
Nesta terceira edição do prêmio, entre as empresas de destaque, muitas delas ainda passam por um período de recuperação e resiliência após as tragédias climáticas que atingiram a região.
Para chegar na distinção das marcas, a empresa contratada pelo Grupo A Hora, Macrovisão, ouviu 400 formadores de opinião, selecionados a partir de 1,2 mil indicados. A apuração ocorreu nas microrregiões de Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado e Taquari. Já as personalidades foram escolhidas em comitê interno e os cinco laureados foram aprovados por unanimidade.
Desafios na pesquisa
Para o diretor da Macrovisão, Lucildo Ahlert, lembrar-se de uma marca, produto ou empresa, é fruto de experiências positivas vivenciadas e comunicações bem-feitas, que cativaram as pessoas.
“O fato de lembrar-se de uma marca faz com que ela seja o ponto de partida para iniciar um processo de compra e pode ser decisiva em uma compra por impulso”, afirma.
Segundo o especialista, para viabilizar a pesquisa TOP 100, a equipe da Macrovisão definiu uma metodologia quantitativa por cotas, definidas a partir da distribuição do valor adicionado, por setor econômico e município, do IBGE.
Para isso, foram definidas para o Vale do Taquari duas regiões: principal, de municípios com valor adicionado mais significativo; e secundária, com municípios em que se localizam empresas industriais de destaque, restaurantes de renome, empresas produtoras de erva-mate e produtores de ovos.
Segundo Ahlert, para avaliar as marcas dos diversos segmentos, foi organizada uma estrutura com cinco grupos: agropecuária e agroindústria, alimentícia, indústria em geral, comércio, serviços, e entidades, associações e eventos.
Essa base foi definida na edição anterior, de 2022, e se manteve neste ano, para permitir análises comparativas de mudanças ocorridas no período de dois anos, em termos de evolução de marcas lembradas.
“A edição de 2024 vai ficar na nossa lembrança por um bom período, pois no decorrer de sua realização ocorreu a catástrofe de destruição, ocasionada pela maior enchente histórica no Vale do Taquari”. Segundo Ahlert, foram momentos de indefinições, que exigiram criatividade, persistência e superação. A Macrovisão precisou ampliar o Banco de Formadores de Opinião e substituir cerca de 30% dos participantes da edição de 2022.
“Fica a imagem que as pessoas e entes econômicos do Vale do Taquari não se deixam abalar e enfrentam adversidades com persistência e vontade de vencer”.
Empresas resilientes
Diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss destaca a força dos empreendedores do Vale em criarem oportunidades e se adaptarem, a partir do exemplo dos antepassados. Há 200 anos, os primeiros imigrantes chegaram para construir comunidades. Hoje, a adaptação se refere, em especial, às mudanças climáticas.
“Nossos negócios requerem replanejamento, análise e visão mais aguçada sobre fenômenos adversos daqui para frente”, afirma.
Ele destaca que a revista Valores foi criada para fortalecer essas marcas locais, muitas delas com produtos comercializados pelo Brasil e no exterior. Para Weiss, esses exemplos encorajam.
O diretor do Grupo A Hora afirma que o Vale precisa de pessoas corajosas, persistentes, inovadoras, articuladas e com espírito comunitário. Líderes que permeiam empresas e criam marcas fortes para resistir e superar em tempos de crise. Por isso, o prêmio TOP 100 também homenageou líderes que se destacaram nas categorias revelação, articulação regional, gestão política, responsabilidade social e empreendedor do ano.
Weiss ainda ressalta que a revista Valores materializa o sucesso do trabalho e esforço de cada um dos empreendedores do Vale do Taquari, e o que cada um tem feito nas suas empresas e organizações.
Vale de oportunidades
Diretor editorial e de produto do Grupo A Hora, Fernando Weiss destaca o trabalho do empreendedorismo, cooperativismo, marcas e personalidades em resistirem e unirem forças para reerguer o Vale após as enchentes.
De acordo com Weiss, os investimentos privados em curso, somados a importantes obras públicas em andamento e as que estão por vir, consolidam a região como um vale de oportunidades.
“O prêmio Top 100 deste ano tem um sabor ainda melhor. Mais do que ratificar a força das marcas genuinamente locais, irradia coragem, devolve entusiasmo e mostra caminhos. Mesmo que árduos, mas visíveis”.
A revista “Valores” tem circulação gratuita e será distribuída durante os dias de Expovale + Construmóbil.