Amanhã, 8, será inaugurado o acesso asfáltico ao Cristo Protetor de Encantado, em cerimônia marcada para iniciar às 10h, com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e de diversas lideranças estaduais e regionais. O projeto, que compreende 2,4 km de pavimentação asfáltica, foi financiado com recursos estaduais, por meio do programa Pavimenta II, e investimentos municipais viabilizados pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento para o Setor Público. Além do asfalto, a obra contempla pintura e sinalização viária.
A conclusão desse acesso representa um importante avanço para Encantado, com o objetivo de impulsionar o turismo e fortalecer o desenvolvimento econômico local, facilitando a visitação a um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul. No evento, também será divulgada a data de inauguração do Complexo Cristo Protetor.
A engenheira da prefeitura, Ana Tronco Civardi, expressou sua satisfação com o término do projeto e destacou o caráter singular da execução: “Foi uma obra totalmente diferente, um projeto que precisou se adequar várias vezes, por vários empecilhos que surgiram, a parte técnica e ambiental caminhavam juntas. É uma obra de fé e esperança que me marcou muito e fico gratificada de ter participado”, revela.
Desafio superado
O prefeito Jonas Calvi destacou os desafios enfrentados durante a implementação do projeto. “Tínhamos um monumento, mas apenas no conceito, acreditando que ele poderia se tornar um grande atrativo e fomentador não só do turismo, mas de Encantado”, relembra. E a estrada no local era antiga e pouco trafegável. “Era muito precária e estreita, em alguns locais era bem difícil de passar”, afirma.
Calvi ressaltou, ainda, o esforço necessário para contornar questões fundiárias já que a estrada e a área de terras pertenciam à iniciativa privada. “Tivemos um trabalho muito grande para convencer os proprietários a doar essas áreas, sem custo para o município, e nossa contrapartida foi levar o asfalto até aquela estrada de interior. Foi necessário um poder de convencimento muito grande para demonstrar nossa crença de que o Cristo daria certo. E isso foi o que mais me marcou nesse processo, conseguir fazer com que todos compreendessem a importância de fazer a doação dessa área de terras”, aponta o prefeito.
“A sensação agora é que a visão que tivemos lá atrás, quando eu peguei o projeto do Cristo pela primeira vez, correspondeu e superou as nossas expectativas. Isso é algo que nos gratifica bastante, de termos acreditado tanto a ponto de expandir ainda mais o projeto para o Complexo do Cristo e Jardim do Acolhimento. Tudo isso pensando no melhor para nossa comunidade e os visitantes que vierem conhecer o nosso Cristo Protetor”, finaliza Calvi.
Rua Cristo Protetor
Os vereadores de Encantado aprovaram na sessão de segunda-feira, 4, o projeto de lei que denomina o acesso ao Cristo Protetor de “Rua Cristo Protetor”. A via pública inicia na rótula com a rodovia EN-315, com extensão de 2,66 quilômetros, até a entrada do complexo. O texto original usava o nome de Estrada Cristo Protetor, porém, uma emenda assinada pelo vereador Cris Costa (PSDB) alterou para “Rua”, por se tratar de perímetro urbano.