INSS atende em local improvisado e projeta volta à sede no fim do ano

PREVIDÊNCIA SOCIAL

INSS atende em local improvisado e projeta volta à sede no fim do ano

Impactado pela enchente de maio, órgão federal iniciou nesta semana atendimento no Salão Paroquial, das 8h às 11h. Prédio construído no ano passado só esteve aberto por um mês

INSS atende em local improvisado e projeta volta à sede no fim do ano
Prédio novo do INSS foi construído em 2023, após processo de permuta. (Foto: Gabriel Santos)
Lajeado

Atingido pela enchente de maio do Rio Taquari, semanas após iniciar o atendimento ao público, a sede nova do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Lajeado deve reabrir as portas até o fim do ano. É a projeção da Superintendência Regional Sul do órgão. Os trabalhos de reforma iniciaram em outubro, após longo período com o prédio fechado.

Neste momento, conforme a chefe do Serviço de Gerenciamento do Atendimento da Superintendência Regional Sul, Cristina Klaus, está sendo executada a reforma predial. As obras ocorrem na área interna, enquanto as melhorias externas já foram feitas pela empresa contratada.

A enchente cobriu boa parte do primeiro pavimento do INSS. Equipamentos como computadores e mobiliários foram danificados pela inundação e inviabilizou a retomada do atendimento quando as águas baixaram. O processo de limpeza no local ocorreu há mais tempo.

Cristina não dá um prazo exato para a retomada das atividades no prédio novo. Afirma que dependerá de “diversos fatores, tanto internos quanto externos”. O desejo da superintendência é que o atendimento retorne ao local em dezembro.

Durante o período em que está fechado, o imóvel, localizado na rua Júlio May, ao lado do ginásio da Escola Estadual Fernandes Vieira, permanece com vigilância 24 horas por dia. Os profissionais, inclusive, são consultados com frequência por pessoas que buscam informações sobre os serviços.

Cedência temporária

Num primeiro momento, todos os atendimentos na agência de Lajeado foram direcionados às unidades de Teutônia, Encantado e Taquari, além dos canais remotos do INSS. Desde segunda-feira, 4, no entanto, o órgão conseguiu um espaço no município para o atendimento presencial ao público.

Após solicitação à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi disponibilizado um espaço no salão paroquial, ao lado da Igreja Matriz, para que seja feito atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Dois servidores foram designados para atuar no local.

  • A nova sede do INSS foi construída em 2023, após uma permuta envolvendo município, União e Hospital Bruno Born. O governo de Lajeado destinou terreno ao órgão federal para a construção do novo espaço. A execução ficou a cargo da casa de saúde;
  • Em contrapartida, o HBB incorporou o antigo prédio do instituto, na avenida Benjamin Constant, com o desejo de ampliar os serviços médicos e ambulatoriais. O imóvel tem quase meio século.

Acompanhe
nossas
redes sociais