O antigo Instituto Musical Mascarenhas do Alto Taquari, com sede em Encantado, organizava a 5ª edição do Festival Regional Estudantil da Música Popular do Alto Taquari, o Frempat. A primeira eliminatória ocorreu no Cine Marabá, em Encantado. As próximas etapas seriam em Arroio do Meio, no Cine Real; em Lajeado, no Salão Paroquial; em Estrela, no Cine Guarani; e a final novamente em Encantado, no Cine Marabá.
A entrega dos prêmios aos vencedores aconteceria em um baile, onde também seria escolhida a Rainha do Frempat, na Sociedade Recreativa e Cultural de Jacarezinho. Eram mais de 35 mil cruzeiros em prêmios e os vencedores receberiam guitarras, gravadores, aparelhos de som, microfones, acordeons, um órgão e ainda uma bateria completa.
O Frempat iniciou em 1970, encabeçado pelo professor Hary Souza Lopes. O festival teve várias edições ao longo dos anos 70 e 80 com o objetivo de descobrir novos talentos na área artística e proporcionar a integração social e o desenvolvimento da culturada região. Conforme registros, o antigo Instituto Mascarenhas foi fundado em 1961 e, no início, funcionava nas dependências da câmara de vereadores. A escola ensinava instrumentos musicais, canto, teoria e solfejo.
Vencedores da 1ª eliminatória
- Categoria compositores – 1º lugar Josemar Vila e 2º lugar Luiz Castoldi e Antônio Luzzi
- Cantores amadores – 1º lugar João Carlos Prietto e 2º lugar Eva R. da Silva
- Cantores profissionais – 1º lugar Maria Lourde Fontana
Gincana da Escola Irmã Branca
A Escola Estadual Irmã Branca de Lajeado promovia uma gincana aos alunos, organizada pelo Grêmio Estudantil. Em 2004, a equipe vencedora foi a de número 5, a TSU. Na noite da premiação, também foram escolhidos o gato e a gata da escola: Guilherme Ferreira e Gabriela Lampert.
Hoje é
- Dia do Radialista
Santo do dia
- São Vilibrordo