Expovale é (outra vez) um símbolo da resiliência do Vale

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Expovale é (outra vez) um símbolo da resiliência do Vale

Pouco mais de seis meses após a maior tragédia da nossa história e o Parque do Imigrante abre as portas hoje para a 23ª edição da Expovale. O mesmo espaço que serviu de base para hospitais de campanha, pouso e decolagem de aeronaves de resgate, e também para acomodar as centenas de desabrigados em Lajeado será palco para mais de 400 empresas apresentarem o potencial e os produtos genuínos do Vale do Taquari. Acima de tudo, é um momento para mostrar ao país que a nossa região segue firme e forte. Foi assim durante a pandemia, e será assim neste cenário pós-enchentes. Muito além dos negócios que serão prospectados nas próximas semanas, a Expovale tem um simbolismo crucial à retomada da vida na região. É o símbolo da nossa resiliência!

Estátua do Gaúcho segue em debate

A construção do Parque Cultural do Gaúcho em Arroio do Meio foi novamente debatida pela população regional no fim da tarde dessa terça-feira, na sede da Acisam. O encontro reuniu membros da própria Acisam, da CDL, da Apreciam, e também representantes do empreendimento. No caso, o empresário e advogado Jerson Zanchettin, um dos investidores que fez a apresentação completa do milionário, audacioso e – ainda – controverso negócio turístico, previsto para ser construído no Morro São José. O investimento estimado supera a cifra de R$ 300 milhões com a construção de hotel, centro cultural e comercial, e uma estátua de um gaúcho. E os debates entre empreendedores, poder público e comunidade já perduram há mais de três anos. Ou seja, o que precisava ser debatido já foi debatido. Agora é hora de avançar e definir.

Schumacher e Petry na Expovale

O Pro_Move Lajeado realiza no sábado o evento “Desenvolvimento em foco: roda de conversa com prefeitos de Lajeado”. Para isso, estão confirmadas as presenças de Cláudio Schumacher e Erny Petry. Luís Fernando Schmidt e Leopoldos Feldens também foram contatados, mas não participam por questões particulares de saúde. Em tempo, a conversa inicia às 10h, no estande da prefeitura.

Márcio Hass em busca de secretários técnicos

A régua é alta em Santa Clara do Sul e o prefeito eleito sabe disso. Não por menos, o progressista Márcio Hass tem se dedicado a encontrar nomes técnicos e experientes para assumir as secretarias municipais. Inclusive com a possibilidade de convidar agentes de fora do município, e que já atuaram em secretarias e/ou departamentos de governos de outras cidades do Vale do Taquari.

Até a CCR parece constrangida com o Ibama…

Em entrevista ao programa Frente e Verso, dois representantes da CCR Viasul responderam sobre a multa de R$ 500 mil aplicada ao governo de Lajeado pelo Ibama – após denúncia da própria CCR –, em função da tentativa do município de recuperar um trecho de pavimento da Rua Bento Rosa, localizado na faixa de domínio, e destruído pela enchente. Pode ter sido só uma impressão. Mas fiquei com a sensação de que até mesmo os agentes da concessionária ficaram constrangidos com a bizarrice dessa multa anunciada pelo instituto. Aliás, é difícil encontrar quem defenda o Ibama…

Novas secretarias em Estrela e Lajeado?

Com o compromisso de não impactar as contas públicas e não gerar novas despesas, o futuro governo da prefeita eleita Carine Schwingel (União Brasil) estuda formas para redesenhar as secretarias municipais e, desta forma, atender demandas reprimidas em Estrela. O primeiro movimento é a recriação da Secretaria do Esporte, que também deverá ser responsável pelas áreas da Juventude e do Lazer. E o nome do secretário já está definido: Cristian Eidelwein, o popular “Professor Dumbo”. Além disso, a próxima prefeita quer dar mais ênfase ao setor do Meio Ambiente. Para isso, estuda a remodelação da Secretaria de Desenvolvimento Inovação e Sustentabilidade (Sedis). Já em Lajeado, o vereador Fabiano Bergmann (PP) citou em plenário sobre a possibilidade do próximo governo criar uma secretaria municipal voltada à zeladoria e ao atendimento dos pedidos dos vereadores. Segundo ele, os próximos gestores gostaram da ideia.

Vidraçaria genuinamente lajeadense

O programa Frente e Verso de ontem teve um ingrediente ainda mais especial. No estúdio da Rádio A Hora, os proprietários da Vidraçaria Lajeadense, Roberto, Régis e Roberta Arenhart. Pai e filhos que passaram por apuros durante as trágicas enchentes de 2023 e 2024, e se transformaram em símbolos da resiliência de um Vale do Taquari pujante e trabalhador. E mais. A família recebeu convites de diversos prefeitos para a instalação da nova indústria. Entre esses, uma proposta do município de Pelotas, na região sul do Estado. Mas eles permaneceram em Lajeado, onde iniciaram as operações há mais de seis décadas. Um movimento simbólico e que serve de inspiração para outros tantos empreendedores que sofreram – e ainda sofrem – com os impactos das cheias.

TIRO CURTO

  • O governador Eduardo Leite (PSDB) erra feio ao não prestigiar a abertura da Expovale + Construmóbil. Faltou habilidade e empatia por parte do chefe do Executivo estadual e a equipe de jovens assessores. Em tempo, Leite deve enviar como representante o Secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti.
  • Quem deve comparecer na abertura oficial da Expovale é o ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e também o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), que concorreu a prefeito de Porto Alegre em outubro.
  • Prefeito eleito em Arroio do Meio, Sidnei Eckert (MDB) tem escolhido locais inusitados para anunciar os futuros secretários. O primeiro anúncio ocorreu em um hotel da cidade. Ontem foi a vez de uma tradicional lancheria. Um movimento interessante. Desta forma, ele prestigia os empreendimentos locais.
  • Em Santa Clara do Sul, o atual prefeito Paulo Kohlrausch (MDB) convoca a imprensa para uma prestação de contas. O encontro está agendado para o dia 6 de dezembro, no Parque Broenstrup.
  • Ontem ocorreu reunião da diretoria da Amvat. E a prefeita eleita de Lajeado, Glaucia Schumacher (PP), participou do encontro. Ou seja, tudo indica que Lajeado voltará a ser ativo dentro da importante entidade regional.

Acompanhe
nossas
redes sociais