O estudante do curso Técnico em Administração da Universidade do Vale do Taquari – Univates Murilo Ferreira Ribeiro está contando os minutos para viver sua primeira experiência internacional. Em janeiro, ele embarcará para os Estados Unidos como o único gaúcho selecionado para participar do programa Jovens Embaixadores (JE) 2025 – 30 pela COP 30, iniciativa que promove o intercâmbio de estudantes brasileiros que cursam o Ensino Médio na rede pública para desenvolverem habilidades de liderança, cidadania e responsabilidade social.
Ribeiro tem apenas 17 anos e é morador do município de Imigrante, no Vale do Taquari. Ele conta que estava em sua aula de violino quando ficou sabendo da possibilidade de expandir seus horizontes para além das fronteiras da sua cidade e do seu país de origem. “Minha professora mencionou o programa, dizendo que acreditava que eu me encaixava nos requisitos, que meu inglês é bom e que eu teria chance de ser selecionado. Decidi participar pelo desejo de descobrir o novo”, relembra o estudante.
Os 30 estudantes selecionados para a edição de 2025 do programa JE estiveram envolvidos em iniciativas socioambientais que fizeram a diferença em suas comunidades. Ribeiro inscreveu o projeto Empreender e Inovar para a Sustentabilidade: Desenvolver Hábitos e Práticas Individuais e Coletivas de Cuidado na Produção, cujo objetivo é tornar os negócios mais social e ambientalmente responsáveis. O estudante enfrentou um processo de seleção rigoroso, que incluiu nove etapas, como avaliação escrita, entrevista oral e análise de documentação.
Ribeiro ressalta que a vivência acadêmica teve papel fundamental na sua preparação para o programa. “Os adolescentes geralmente são mais desatentos quando se comunicam com os outros. Nesse sentido, posso dizer que o curso Técnico em Administração contribui muito para o meu desenvolvimento intra e interpessoal. Hoje percebo que sou mais responsável e que minha comunicação melhorou. Consegui permanecer calmo durante a realização da avaliação escrita e da entrevista oral e sei que isso se deve, em parte, à formação que recebi no curso”, explica o jovem embaixador.
As expectativas do estudante para a viagem aos Estados de Washington, Flórida, Oklahoma e Ohio estão altas. “Como moro em Imigrante, um lugar pequeno, geralmente meu mundo se resume à cidade. É quase impossível imaginar que exista um universo inteiro, totalmente diferente, fora daqui. Estou ansioso para conhecer a cultura dos Estados Unidos e quebrar meus próprios paradigmas”, comenta Ribeiro.
“Sempre achei muito interessante e legal ver alguém realizando algo grandioso na vida. Fico feliz por isso, que sempre acontecia com outras pessoas, ter acontecido comigo também”, comemora Ribeiro, que agora sente que essa conquista é apenas o começo de um futuro repleto de possibilidades e aprendizado.
Saiba mais sobre o programa JE
Criado em 2003, o programa JE é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos.
O público-alvo do programa são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e promovem o bem-estar social. A experiência de participar do JE permite a esses jovens ampliar seus horizontes e estreitar os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os EUA.