CTG Giuseppe Garibaldi leva tema literário ao Enart

herança cultural

CTG Giuseppe Garibaldi leva tema literário ao Enart

Grupo vai para as finais em seu terceiro ano na categoria Força A

CTG Giuseppe Garibaldi leva tema literário ao Enart
As finais do Enart ocorrem nos dias 15, 16 e 17 deste mês. (Foto: divulgação)
Encantado

O CTG Giuseppe Garibaldi apresentará ao público do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) deste ano o tema “Ana Terra e Pedro Missioneiro”. Assunto foi escolhido por apresentar uma rica conexão com a cultura gaúcha e com o universo literário de Érico Veríssimo, trazendo elementos fortes da identidade gaúcha, como o contexto histórico, as tradições e a relação com a terra e o campo, os quais são aspectos importantes na cultura.

Os coreógrafos Gilmar Rocha e Gabriel Paez foram os responsáveis por trazer a história desses personagens para a dança, buscando transmitir uma mensagem de luta e coragem, de maneira mais profunda e emocionante ao público presente no encontro.

O grupo participa do ENART há quatro edições, sendo este seu terceiro ano na categoria Força A. Em 2023, o CTG alcançou um feito importante para a entidade e para o próprio município de Encantado ao se classificar entre as 20 melhores invernadas adultas do estado, podendo dançar as finais que ocorrem nos dias 15, 16 e 17.

Há 11 anos dentro do CTG, o instrutor da invernada, Ricardo Bordignon, expressa felicidade por estar vivendo este momento tão especial, pela invernada levar o nome da entidade Giuseppe Garibaldi para o maior festival de arte amadora da América Latina. “As expectativas são as melhores, pois este grupo conquistou seu espaço no cenário estadual. Estamos trilhando com muita humildade e trabalho para novamente estar entre os melhores grupos do Rio Grande do Sul”, destaca.

Enart

O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) é um evento a nível estadual, considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, descendente do antigo estadual FEMOBRAL (popularmente MOBRAL). É promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), realizado desde 1986, sendo que desde 1997 ocorre no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul.

É realizado anualmente, em três etapas: regionais, inter-regionais e final. Envolve competidores de todo o estado do Rio Grande do Sul e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, somente na categoria de Danças Tradicionais (entre força A e força B) e mais de 60 mil espectadores na fase final.

Individual GAN Anita Garibaldi

A invernada do GAN Anita Garibaldi não conseguiu se classificar para as finais do evento, mas participarão das competições individuais. Os atuais campeões da dança de salão, Mônica e Luis Fernando, vão à busca do bi-campeonato. Aventino Rosa representará a entidade nas modalidades de trova campeira e trova martelo e Sílvio Jose De Vargas na modalidade de bandoneon.

Individual CTG Giuseppe Garibaldi

Além da classificação da invernada para as finais, o CTG também obteve bons resultados nos individuais, com Henrique Pitol representando a entidade na chula, Arlon Lopes no violão e na modalidade de conjunto instrumental, que conta com Geovani Dalpian, André Klein, Henrique Pitol e Arlon Lopes.

Acompanhe
nossas
redes sociais