Cerimônia de encerramento do X Festival Escolar Regional ocorre na terça

CINEMA E LITERATURA

Cerimônia de encerramento do X Festival Escolar Regional ocorre na terça

Concurso deste ano objetiva celebrar os textos de José Falero por meio da produção de vídeos por estudantes do Ensino Médio

Cerimônia de encerramento do X Festival Escolar Regional ocorre na terça
Crédito: Divulgação Univates/Ana Luísa Reckziegel
Lajeado

A cerimônia de encerramento do X Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura – Crônicas de José Falero acontecerá na próxima terça-feira, 12, a partir das 19h15min, no Teatro da Universidade do Vale do Taquari – Univates. O concurso deste ano objetiva celebrar os textos do escritor gaúcho por meio da produção de vídeos por estudantes do Ensino Médio.

O Festival é uma das iniciativas do projeto de extensão Linguagens: Palavras e Imagens, que, ao longo do ano, desenvolveu oficinas e debates sobre literatura e produção audiovisual com estudantes de Ensino Médio do Vale do Taquari, tanto nas escolas como no próprio campus da Univates. Confira o edital com todas as especificações e prazos clicando aqui <https://www.univates.br/media/wsdl_editais/Edital_037-2024_Festival_Cinema_e_Literatura_41129.pdf>.

Para acompanhar a cerimônia de encerramento, não é necessário se inscrever previamente. Para mais informações, envie um e-mail para projeto.linguagens@univates.br.

Os vídeos selecionados serão apresentados a um júri técnico e ao público. Edição do evento de 2023. – Crédito: Divulgação Univates/Ana Luísa Reckziegel

Saiba mais sobre o X Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura

O X Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura é disputado pelos estudantes em duas fases. Participaram da primeira fase (eliminatória) todos os alunos cujas escolas enviaram, até o dia 1º de novembro, os materiais exigidos no edital.

A proposta desta edição era adaptar crônicas do escritor porto-alegrense José Falero reunidas na obra “Mas em que mundo tu vive?”. Uma equipe do projeto de extensão ficou responsável por selecionar os vídeos classificados à etapa final do concurso.

Na edição deste ano, foram inscritos 16 filmes, de cinco escolas da região: Escola Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho), Colégio Sinodal Conventos e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), de Lajeado; Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo, de Doutor Ricardo; e Colégio ESI São José, de Roca Sales. Desses, oito se classificaram para a fase final.

Em 12 de novembro, os vídeos selecionados serão apresentados a um júri técnico, formado por pessoas envolvidas com cultura, literatura e cinema. Além disso, a plateia presente no Teatro Univates poderá votar no seu filme preferido. Serão sete prêmios: melhor filme júri popular, melhor filme júri técnico, melhor ator, melhor atriz, melhor edição, melhor som e melhor produção.

Desde sua criação, o Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura busca promover a formação de leitores e a apropriação de ferramentas para a produção do audiovisual, aprimorando as linguagens verbal e não verbal.

Confira os filmes classificados para a fase final do concurso

  • “Mas em que mundo tu vive?” – 2º ano B – Colégio ESI São José
  • “Cotidiano” – 1º ano – Colégio ESI São José
  • “Ecos de uma conquista” – Colégio Sinodal Conventos – Professora: Magda Jandrey
  • “Eu entendo quem desiste” – Colégio Sinodal Conventos – Professora: Magda Jandrey
  • “Assalariados” – Turma 302 do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho) – Professora: Andressa Medeiros
  • “Eu entendo quem desiste” – Turma 304 do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho) – Professora: Andressa Medeiros
  • “Assalariados” – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Direção de Emilly Ritter
  • “Sobre o direito à cidade” – Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo

Quem é José Falero?

José Falero nasceu em um bairro periférico de Porto Alegre em 1987. Sua origem humilde e seu olhar crítico sobre as realidades sociais fizeram dele uma das vozes mais autênticas da literatura brasileira contemporânea.

Em 2021, Falero foi ganhador do Prêmio AGES com o livro “Os Supridores”. Em 2022, foi finalista do Prêmio Jabuti com a obra “Mas em que mundo tu vive?”.

Acompanhe
nossas
redes sociais