O Posto de Saúde do Centro reabriu, nesta quarta-feira, 6, no endereço próprio, na rua Cel. Júlio May, número 383, em frente ao Colégio Madre Bárbara, em Lajeado. O prédio foi reformado após ser atingido pela enchente de maio. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Neste sábado, 9, o posto terá atendimento especial para vacinação. A ação é da Aministração de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), para facilitar o acesso da população à imunização, com foco na recuperação da cobertura vacinal.
A ação de sábado terá como foco principal a vacinação de adolescentes. O horário de atendimento será das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
Todas as vacinas do programa nacional de imunização estarão disponíveis no sábado. Para se vacinar, basta levar a caderneta de vacinação. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, o foco é em adolescentes, mas toda a população pode se imunizar.
“Entre os meses de setembro e outubro, os profissionais das salas de vacina do município verificaram 9.215 registros vacinais de crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Destes, 2.520 apresentaram atraso na vacinação, o que equivale a 27,34%”, explica Juliana.
Os maiores atrasos, conforme dados da Secretaria de Saúde, foram verificados nas crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, relacionados à vacina contra o Câncer (HPV), Meningite (meningo ACWY) e Tétano (dT).
Conforme Juliana, a falta de vacinação ou o atraso na complementação dos esquemas vacinais deixam a população suscetível ao risco da reintrodução ou reemergência de doenças controladas.
“Um exemplo são os surtos de Coqueluche que estão sendo observados no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro – avalia a coordenadora”. Durante a semana, as doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Lajeado (confira a lista neste link).
Sábados com atendimento
O posto do Centro atende em um sábado por mês para facilitar o acesso da população à imunização. O próximo sábado com atendimento será 7 de dezembro.
Posto reformado
O governo de Lajeado investiu cerca de R$ 350 mil na reforma do posto, que ficou totalmente submerso na enchente de maio. Foi a primeira vez que o posto foi atingido.
Na reforma, todas as portas foram substituídas por modelos em alumínio, resistentes à água, para evitar novas perdas. Vários equipamentos, parte do mobiliário e materiais foram substituídos. Além disso, a construção foi ajustada e reformada, com conserto de paredes, piso e aberturas e ainda pintura de todo o prédio.
O Posto do Centro, que abrange ainda os bairros Americano, Florestal e Hidráulica, atende cerca de 2.500 usuários por mês e é uma das principais unidades de saúde do município.