Posto de Saúde do Centro reabre na rua Júlio May, em Lajeado

Saúde

Posto de Saúde do Centro reabre na rua Júlio May, em Lajeado

Unidade básica terá atendimento especial para vacinação neste sábado, 9

Posto de Saúde do Centro reabre na rua Júlio May, em Lajeado
Prédio foi reformado após ser atingido pela enchente de maio. (Créditos: Leandro Fernandes/divulgação)
Lajeado

O Posto de Saúde do Centro reabriu, nesta quarta-feira, 6, no endereço próprio, na rua Cel. Júlio May, número 383, em frente ao Colégio Madre Bárbara, em Lajeado. O prédio foi reformado após ser atingido pela enchente de maio. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Neste sábado, 9, o posto terá atendimento especial para vacinação. A ação é da Aministração de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), para facilitar o acesso da população à imunização, com foco na recuperação da cobertura vacinal.

A ação de sábado terá como foco principal a vacinação de adolescentes. O horário de atendimento será das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Todas as vacinas do programa nacional de imunização estarão disponíveis no sábado. Para se vacinar, basta levar a caderneta de vacinação. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, o foco é em adolescentes, mas toda a população pode se imunizar.

“Entre os meses de setembro e outubro, os profissionais das salas de vacina do município verificaram 9.215 registros vacinais de crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Destes, 2.520 apresentaram atraso na vacinação, o que equivale a 27,34%”, explica Juliana.

Os maiores atrasos, conforme dados da Secretaria de Saúde, foram verificados nas crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, relacionados à vacina contra o Câncer (HPV), Meningite (meningo ACWY) e Tétano (dT).

Conforme Juliana, a falta de vacinação ou o atraso na complementação dos esquemas vacinais deixam a população suscetível ao risco da reintrodução ou reemergência de doenças controladas.

“Um exemplo são os surtos de Coqueluche que estão sendo observados no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro – avalia a coordenadora”. Durante a semana, as doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Lajeado (confira a lista neste link).

Sábados com atendimento

O posto do Centro atende em um sábado por mês para facilitar o acesso da população à imunização. O próximo sábado com atendimento será 7 de dezembro.

Posto reformado

O governo de Lajeado investiu cerca de R$ 350 mil na reforma do posto, que ficou totalmente submerso na enchente de maio. Foi a primeira vez que o posto foi atingido.

Na reforma, todas as portas foram substituídas por modelos em alumínio, resistentes à água, para evitar novas perdas. Vários equipamentos, parte do mobiliário e materiais foram substituídos. Além disso, a construção foi ajustada e reformada, com conserto de paredes, piso e aberturas e ainda pintura de todo o prédio.

O Posto do Centro, que abrange ainda os bairros Americano, Florestal e Hidráulica, atende cerca de 2.500 usuários por mês e é uma das principais unidades de saúde do município.

Acompanhe
nossas
redes sociais