Não pensem só em 2033…

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Não pensem só em 2033…

O Marco Legal do Saneamento é uma provocação necessária. A União acerta em cobrar mais agilidade e assertividade por parte dos estados e municípios no que tange o abastecimento de água e, principalmente, o tratamento dos efluentes domésticos, industriais e afins. Entretanto, e isso não uma afronta a quem propôs ou acredita em tal possibilidade, é muito difícil acreditar que teremos 90% do esgoto tratado até 2033. Cumprir em menos de uma década o que não se cumpriu ao longo de décadas (ou seriam séculos?) é uma meta muito audaciosa para um país viciado na morosidade, no litígio e na burocracia. E não só isso. É uma projeção que não leva em conta fatores básicos. Como exemplo simples, a falta de mão de obra para cumprir um cronograma de obras jamais visto na história.

Há estudos que projetam a conclusão da chamada “universalização do saneamento” para 2070. Ou seja, 37 anos após o prazo estipulado pelo Marco Legal. Não por menos, muitos já apostam na prorrogação do prazo para 2040. Talvez a nossa região consiga cumprir as metas muito antes de 2070. E talvez não passe tanto assim do insinuante ano de 2033. Mas, e diante de tantas incertezas, é temerário assinar um novo contrato (ou aditivo) às pressas e só sob o olhar do prazo original do Marco Legal. É preciso um tempo para pensar melhor, exigir mais e analisar outras propostas. Aliás, é sempre mais saudável avaliar mais de uma proposta. Ruim é ser refém.

Vereador quer anular aditivo com a Corsan/Aegea

Vereador reeleito em Encantado, Diego Pretto (PP) protocolou um projeto de decreto para sustar os atos administrativos do Executivo municipal que aditivaram o contrato de concessão de serviços públicos de saneamento básico com a Corsan/Aegea. O prefeito Jonas Calvi (PSDB) assinou o polêmico aditivo no dia 19 de julho passado. Entre os argumentos do parlamentar, para quem o aditivo foi assinado de forma irregular, ele cita que a ausência de processo licitatório e da ampla concorrência não garantem a melhor tarifa para os encantadenses. Também reclama a ausência de debates, audiências, consultas e participações populares anteriores à prorrogação do contrato.

Professor Dumbo assume Esporte em Estrela

A prefeita eleita de Estrela começa a montar a equipe de governo para o próximo ano. E o primeiro nome confirmado é Cristian Eidelwein, o popular “Professor Dumbo”.

Ele assumirá a futura secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. No pleito deste ano, Professor Dumbo concorreu a vereador pelo União Brasil e conquistou 141 votos.

Demora ou cautela?

Muitos servidores lotados em Cargos Comissionados (CCs) do governo de Lajeado estão ansiosos. Eles aguardam alguma comunicação por parte da prefeita eleita Gláucia Schumacher (PP) acerca da continuidade – ou não – dos respectivos empregos no setor público municipal. Quem participou mais da campanha está mais tranquilo. Quem apareceu menos, por óbvio, está mais apreensivo. O mesmo ocorre com alguns secretários municipais, que estão com dificuldades de contatar o atual gestor e a futura gestora. Eles cobram pressa nas definições para 2025. Mas é bom lembrar que o atual prefeito – na primeira vitória nas urnas – só divulgou a lista completa de secretários após o Natal. E tudo indica que Gláucia só vai definir 100% do quadro de secretários em dezembro.

Mudança na Fazenda de Lajeado

Rafael Spengler, secretário da Fazenda (Foto: Rodrigo Gallas)

Atual Secretário da Fazenda de Lajeado, Rafael Spengler não estava confirmado para seguir no cargo no futuro governo de Gláucia Schumacher (PP). Entretanto, essa dúvida deixa de existir ao passo em que ele vai deixar a função por vontade própria para assumir um cargo no governo estadual. No caso, ele passou no processo seletivo simplificado para o cargo de Gerente de Inteligência da Invest RS, a Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ele conquistou uma das 28 vagas disputadas por 3.753 inscritos.

TIRO CURTO

  • Em Encantado, os vereadores aprovaram o projeto que denomina de Rua do Cristo Protetor a via de acesso ao complexo turístico instalado no alto do Morro das Antenas. A votação contou apenas com uma abstenção por parte de Valdecir Cardoso (PP).
  • O governo de Lajeado encaminhou na segunda-feira à câmara de vereadores o projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do município o exercício de 2025. E a proposta da Lei Orçamentária Anual prevê um orçamento de R$ 672,4 milhões para o próximo ano.
  • Em Teutônia, o nome do jovem vereador Luias Wermann (PSD) ganha cada vez mais força para assumir a posição de presidente da câmara em 2025.
  • Já em Estrela, é barulhenta a preocupação dos futuros gestores com a situação financeira do município. Não por menos, o atual prefeito se dedica para finalizar o ano com as contas em dia.
  • Muitas eleições foram decididas no detalhe. E, entre os detalhes, o alto número de partidos em uma mesma coligação. O problema agora é ajustar e futuramente administrar tantas melancias, egos e ideologias na mesma barca. Teve prefeito que se atrapalhou com isso nos últimos quatro anos.
  • Em tempo, ainda tem churrasqueada de político sob investigação no Vale do Taquari. Portanto, quem fez o que não devia – ou participou do que não poderia participar – precisa seguir atento.

Acompanhe
nossas
redes sociais