Jornada Técnica Ambiental vai abordar resiliência climática e restauração de matas ciliares

14ª EDIÇÃO

Jornada Técnica Ambiental vai abordar resiliência climática e restauração de matas ciliares

Programação será no dia 13 de novembro, a partir das 18h30min e integra a grade de eventos da Expovale + Construmóbil 2024. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site da Acil

Jornada Técnica Ambiental vai abordar resiliência climática e restauração de matas ciliares
Evento é direcionado para empresários, gestores e estudantes da área ambiental (Arquivo / Acil)
Lajeado

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, promove, na próxima quarta-feira, 13, a 14ª edição da Jornada Técnica Ambiental da ação Viva o Taquari-Antas Vivo. O evento, direcionado a empresários, gestores, estudantes e demais interessados na área ambiental acontece a partir das 18h30min no Auditório do Pavilhão 4 do Parque do Imigrante e integra a agenda de atividades da Expovale + Construmóbil 2024.

Na oportunidade, a professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Elisete Maria de Freitas, vai falar sobre a importância das matas ciliares para o equilíbrio ambiental. Em abordagem técnica, a pesquisadora vai falar sobre as características das matas e como a ação humana foi transformando-as e impossibilitando-as de realizarem suas funções no meio ambiente.

Ainda durante a programação, Elisete vai falar sobre as características de relevo do Vale do Taquari e explicar os motivos que colaboram para que a região seja afetada por eventos climáticos como o registrado nos meses de setembro e novembro de 2023 e maio de 2024.

Professora Elisete vai falar sobre as características ambientais do Vale (Divulgação)

Palestrante

Elisete é Bióloga, doutora em Botânica e na área de Ecologia Vegetal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental. Tem especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Univates e em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e em Biotecnologia (PPGBiotec) na Univates, atuando em diversos temas.

Cases

Também, durante o evento, haverá apresentação do Núcleo de ESG da Acil, realizado pela integrante da coordenação Patrícia Aguiar, e do plano pedagógico da Escola das Águas do Vale do Taquari, realizado pelos coordenadores Ana Cecília Togni e Gilberto Soares.

Inscrições

A programação é gratuita e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de novembro apenas no site da Acil – acilajeado.org.br. A inscrição no evento não inclui o acesso ao Parque do Imigrante. No dia 13, o acesso será gratuito das 14h às 17h. Após este horário será cobrado o valor de R$ 15, para acesso à feira.

Apoio

A 14ª Jornada Técnica Ambiental conta com apoio de Docile Alimentos, Fruki Bebidas, Jacques Imóveis, Grupo A Hora, Grupo Independente, Sorvebom, Sicredi integração RS/MG, Univates, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Tabelionato Klein e Expovale + Construmóbil 2024.

Acompanhe
nossas
redes sociais