Com a expectativa de receber mais de 100 mil visitantes, a Expovale + Construmóbil 2024 movimenta não só o turismo, mas também os negócios locais. Mais de 400 expositores estão presentes no evento, que ocorre de 7 a 10 e de 13 a 17 de novembro, no Parque do Imigrante e, com eles, saldo positivos aos prestadores de serviços, entre outras economias regionais.
São mais de 600 pessoas trabalhando no Parque do Imigrante nos dias que antecedem a feira, na montagem de estandes e organização. Entre os profissionais, estão funcionários dos expositores, prestadores de serviços, equipe da Acil e prefeitura de Lajeado, e profissionais da segurança e limpeza.
De acordo com a organização das feiras, os expositores têm até hoje ao meio-dia para finalizar a parte bruta da montagem. Após esse prazo, apenas acabamentos e serviços como decoração e organização dos materiais expostos serão permitidos.
A exemplo da edição de 2022, a organização deste ano espera fechar mais de R$ 98 milhões em negócios durante o período das feiras e R$ 150 milhões prospectados.
Hotéis lotados
O setor de hospedagens também sente o movimento do evento. Um dos proprietários do Hotel Vallér, Jairo Vallér comenta sobre a importância das feiras para o segmento. “Sempre que acontece, de dois em dois anos, para nós agita bastante a casa. O restaurante sempre lota e o hotel fica com capacidade máxima”.
De acordo com o empresário, durante todo o ano o hotel tem uma ocupação boa na semana, e nos fins de semana o movimento diminui. Nos dias de evento, além de visitantes, o empreendimento também hospeda pessoas que trabalham nas feiras. “Esse pessoal acaba reservando o hotel já há anos. As pessoas já são clientes há anos, de outras feiras”.
Junto à Expovale + Construmóbil, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em Santa Cruz do Sul, também movimenta o setor de hospedagens regional. “É uma série de coisas que agita bastante esse mês de novembro. É interessante isso, porque é um mês que tem muito feriado. Se não fossem esses eventos, ia ser bem complicado pra gente”.
Vallér ainda diz que a expectativa era ter terminado o hotel novo, o Vallér Parque Hotel, até o evento, mas o projeto não pôde ser finalizado. “Seria mais uma opção boa, bem pertinho do parque. Para a próxima feira, com certeza, vai estar funcionando”, garante.
Para evoluir
A grande circulação de pessoas nas feiras também promete beneficiar outros setores econômicos do município. Mas ainda é preciso qualificação. Representante do Polo Gastronômico de Lajeado, Christiana Garcia destaca que os empreendimentos da cidade ainda não estão preparados para eventos como a Expovale + Construmóbil, e que isso é trabalhado em reuniões com empresários do ramo.
“Procuramos fazer com que os empreendimentos estejam capacitados, preparados, e que possam aproveitar essas oportunidades para divulgar, potencializar os seus negócios”.
À frente da Christiana Garcia Gastronomia e Eventos, a empresária, por outro lado, buscou alternativas para estar presente nas feiras. “Fiz um trabalho de 20 dias antes, mandando um card aos expositores. Hoje estou com coquetéis e atendimento dentro da Expovale, que deu um plus no meu faturamento de quase 70%. Esse olhar é bem específico, mas é uma abordagem que precisamos pensar”.
Já para o comércio, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL), Giselda Hahn, destaca as feiras como uma ótima oportunidade para as vendas, tanto de produtos quanto de serviços, em especial, aos empresários e empreendedores que participam do evento. “A grande expectativa de público reforça essa ideia”, afirma.
De acordo com a empresária. Isso também se reflete nas lojas de ruas e do shopping, já que os visitantes acabam circulando pela cidade também.
As feiras
A Expovale + Construmóbil é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela prefeitura de Lajeado, com expositores, projeção de negócios e potencialização das marcas não só do Vale, mas também de outras regiões do estado.
Com estrutura distribuída em mais de 62 mil metros quadrados do Parque do Imigrante, a feira também oferece área de lazer, shows artísticos e culturais, além de eventos técnicos, rodadas de negócios e parque de diversões.