O olhar para a reconstrução do Vale do Taquari e a recuperação do meio ambiente também desperta o interesse de alunos de diversas escolas da região. A exemplo, um grupo do 6º ano do Colégio Evangélico Alberto Torres – CEAT desenvolveu um projeto voltado ao uso do capim vetiver para revegetação de áreas degradadas. Na tarde dessa segunda-feira, 4, os estudantes apresentaram o estudo à Defesa Civil e a Secretaria de Segurança Pública de Lajeado, que aprovaram a iniciativa dos jovens.
“Uma coisa somos nós, Defesa Civil, tentar passar a informação para a sociedade. Outra coisa são os alunos desenvolverem esse interesse e eles falarem para os pais e os amigos”, destaca o tenente-coronel da Defesa Civil, Luís Marcelo Maya. “A informação chega mais fácil por eles do que por nós, agentes. É uma influência muito positiva”.
O trabalho fez parte do projeto “Aluno Pesquisador”, iniciativa desenvolvida pelo Ceat com o objetivo de despertar o interesse científico nos alunos, por meio de aplicações práticas e soluções que possam fazer parte do dia a dia dos estudantes. A pesquisa sobre o capim vetiver foi desenvolvida pelos estudantes Edson Luis Filho, Nicolas Simonis, Catarina Bundchen Dambrós e Maria Vitória Kieling.
“Todos fomos atingidos, de alguma forma, pela enchente e queríamos saber como não sermos mais. Então, resolvemos pesquisar o que seria bom plantar na região”, conta Catarina.
O projeto
De acordo com os alunos, o capim vetiver pode ser uma grande aliado no combate à erosão. Com a ajuda de suas raízes densas e profundas, que chegam a média de seis metros de profundidade, a planta garante uma ótima barreira contra as enxurradas.
Usando uma maquete, o grupo demonstrou como utilizar o capim nas margens dos rios e relatou sua aplicação prática. Uma das integrantes, por exemplo, testou o plantio em sua própria chácara. “O capim forma uma rede que ajuda a prevenir o desbarrancamento,” comenta Maria Vitória. Ela revela que foram necessários seis meses de pesquisa até encontrar uma solução adequada para a região.
Segundo a professora orientadora, Rosane Koefender, o Aluno Pesquisador é uma iniciativa importante para os alunos aprenderem e repassarem o conhecimento a outras pessoas. “Muitas vezes se faz uma pesquisa e fica muito ‘no sonhar’. Aqui eles tiveram a prática e puderam compartilhar os aprendizados com a comunidade”.
O Aluno Pesquisador está em sua 10ª edição e é realizado nas duas unidades do Ceat: Lajeado e Região Alta. A iniciativa já se consolidou como um pilar fundamental da abordagem educacional da instituição.