Integrantes da Morro Gaúcho Participações LTDA apresentaram nesta terça-feira, 5, o projeto do Parque Temático do Gaúcho. Os detalhes da iniciativa e do plano de negócios foram apresentados aos representantes das entidades empresariais de Arroio do Meio. O evento ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial (ACISAM), com presença de integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação dos Profissionais da Construção Civil e Serviços (Apreciam).
O empresário Jerson Eusébio Zanquettin, proprietário de terrenos no Morro São José, liderou a apresentação, destacando a grandiosidade do projeto. “O Parque do Gaúcho será um marco para a região, com um monumento de 50 metros de altura em formato de gaúcho, localizado a 360 metros acima do nível do mar”, explica.
O projeto, segundo ele, teve algumas adaptações em razão de exigências ambientais, e ocupará uma área total de 50 hectares, sendo 19 destinados às construções e 30 reservados como área de preservação ambiental para estudos.
Com investimento total estimado em R$ 314 milhões, o parque terá uma estrutura robusta e atrativa, composta por quatro áreas principais. A principal, conforme os investidores, um monumento de 50 metros com um elevador interno.
O parque terá também áreas voltadas a gastronomia e cultura com espaços destinados à culinária típica, salas de exposições e eventos culturais e um hotel com 120 apartamentos, área de shows e uma roda-gigante.
Entrega total em seis anos
A expectativa inicial é de que o parque atraia cerca de 30 mil visitantes por mês. O projeto encontra-se em fase final de licenciamento ambiental, com a licença prévia aprovada em julho. A previsão é de que as obras sejam concluídas em seis anos, período que inclui a execução das obras e a implementação completa da infraestrutura planejada.
A Morro Gaúcho Participações LTDA também busca no Ministério do Turismo recursos para a pavimentação asfáltica da estrada de acesso entre o futuro parque e a ERS-130.