Gustavo Adolfo completa 57 anos e projeta terceira unidade na região

CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Gustavo Adolfo completa 57 anos e projeta terceira unidade na região

Com projetos bilíngues, currículo internacional e expansão, a escola reforça o compromisso com a educação de excelência e prepara novas turmas em resposta à alta demanda por matrículas

Gustavo Adolfo completa 57 anos e projeta terceira unidade na região
Rosiele König, vice-diretora do Gustavo Adolfo (Foto: Ana Júlia Kuhn).
Vale do Taquari

O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo (GA) comemora nesta terça-feira 57 anos de história e contribuição para a educação no Vale do Taquari. Fundado em 1967, o colégio iniciou atividades com um projeto de atendimento infantil e, ao longo das décadas, se consolidou como referência educacional na região, oferecendo ensino de qualidade desde a educação infantil até o ensino médio.

Com unidades localizadas no bairro São Cristóvão e no campus Univates, o GA atualmente atende cerca de 850 alunos, distribuídos em turmas que vão da educação infantil ao 9º ano na unidade São Cristóvão, e ensino médio na Univates. A cada ano, a procura pela escola cresce, com mais de 50 novas matrículas já confirmadas para 2025.

Expansão e inovação no ensino

A evolução do GA é marcada pela implementação de projetos inovadores, como o ensino bilíngue, lançado em 2022, que abrange as turmas do nível 3 ao 5º ano. A escola se tornou a única instituição bilíngue da região, oferecendo um currículo que integra o inglês desde os primeiros anos de escolaridade, com a presença simultânea de dois professores nas salas de aula — um professor de português e um teacher, para garantir um aprendizado completo da língua.

“A proposta do bilíngue no GA é inovadora e tem gerado ótimos resultados. O importante é a prática da fala e da escuta no idioma inglês, o que tem sido percebido pelas famílias, que escutam seus filhos se comunicando em inglês em casa. Este é um dos grandes marcos de nossa evolução educacional”, explica Rosiele König, vice-diretora pedagógica.

Além disso, o GA está se preparando para uma expansão ainda maior de seu currículo internacional a partir de 2025. O ensino do inglês será intensificado, com cinco aulas de inglês a partir do 6º ano, além de outras disciplinas ministradas também em inglês, alinhando a escola a um modelo educacional global.

Novidades para 2025 e expansão no Vale do Taquari

A escola também está projetando uma terceira unidade na região, devido à crescente demanda por vagas e pelo sucesso de seus projetos pedagógicos. Além disso, em 2025, o GA ampliará suas turmas, com quatro turmas de 1º ano e três turmas de 4º e 5º anos, aumentando ainda mais sua capacidade de atendimento. A expectativa é que a escola continue a atrair alunos de toda a região, sendo um centro educacional de excelência.

“Estamos muito felizes com o fechamento de ciclos importantes, como o projeto de ensino médio em parceria com a Univates, que foi um grande sucesso, e com o início de novos projetos, como o currículo internacional. 2025 será um ano de muito crescimento e inovação para o GA”, comenta Rosiele.

Participação na Expovale + Construmóbil

Para celebrar seus 57 anos e fortalecer a interação com a comunidade, o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo estará presente na Expovale + Construmóbil 2024, no pavilhão do centro de eventos, estande 95. O evento será uma oportunidade para famílias conhecerem mais sobre a escola e seus projetos inovadores. “O GA preparou algumas surpresas para os visitantes, incluindo um playground interativo para as crianças, permitindo que elas se divirtam enquanto os pais podem obter mais informações sobre os diferenciais da instituição.”

Inscrições abertas para 2025

Com a crescente demanda por matrículas e uma proposta pedagógica voltada à inovação e à formação de cidadãos comprometidos, o GA segue com as inscrições abertas para novos alunos. Interessados podem acessar o site da escola ou entrar em contato com a secretaria das duas unidades para mais informações.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais