O ar quente e a umidade elevada intensificam as pancadas de chuva pela região. Na tarde desta terça, 5, choveu metade da média do mês em localidades, a exemplo da área urbana de Venâncio Aires. O volume em menos de 1h passou dos 60mm.
A tendência é que essas enxurradas se repitam amanhã. Já para quinta-feira, 7, a passagem de uma frente fria amplia as áreas de instabilidade e são esperadas chuvas generalizadas, com volumes que podem variar de 20mm a 40mm. Depois dessa instabilidade, o calorão cede e são esperados dias com marcas mais agradáveis no Vale.
De acordo com a Defesa Civil, apesar da chuva bem localizada, nem um transtorno mais grave foi registrado em residência ou casas. O coordenador do órgão, Luciano Teixeira, observa que as limpezas de sangas subterrâneas e do desassoreamento do Arroio Castelhano já deram também os primeiros resultados. O desassoreamento do Arroio Castelhano no atual governo já chega a quase 4,5 quilômetros. Enquanto que a limpeza de sangas subterrâneas e valetas atingem 11 quilômetros em Venâncio Aires em diversos bairros da cidade.
Em setembro, o Governo de Venâncio Aires iniciou a segunda etapa de desassoreamento do Arroio Castelhano, abrangendo as imediações da estação de captação de água e seguirá por diversos trechos do curso d’água na cidade. Equipe técnica fez levantamento e elaborou projeto que contempla 42 pontos do Arroio Castelhano que se encontram obstruídos com galhos, resíduos e principalmente sedimentos.