Trabalho da Univates sobre cheias é destaque na revista Nature

INSTITUCIONAL

Trabalho da Univates sobre cheias é destaque na revista Nature

A reportagem detalha os desafios emocionais e físicos enfrentados pelas comunidades atingidas a partir do trabalho desenvolvido pela Instituição

Trabalho da Univates sobre cheias é destaque na revista Nature
Foto: Aldo Lopes / Arquivo A Hora

A Universidade do Vale do Taquari – Univates e suas ações no pós-enchente, em resposta tanto ao desastre climático de setembro de 2023 quanto às enchentes de maio de 2024, foram destacadas em uma reportagem especial na revista científica Nature, uma das publicações mais prestigiadas do mundo. O artigo foi publicado no volume 634, em 31 de outubro de 2024, e pode ser acessado aqui (em inglês).

A reportagem detalha os desafios emocionais e físicos enfrentados pelas comunidades atingidas e ressalta como pesquisadores da Univates estão empenhados em desenvolver estratégias para prevenir traumas de longo prazo. Essas iniciativas buscam reduzir o sofrimento imediato, e também fortalecer a resiliência das populações locais diante do aumento de desastres climáticos. Com isso, o trabalho dos profissionais e pesquisadores da Univates pode tornar-se referência para outras regiões que enfrentam situações semelhantes.

A jornalista Mariana Pereira Lenharo, especializada em ciência e saúde e atualmente residente em Nova Jersey, nos Estados Unidos, assina o texto. Enquanto esteve na região do Vale do Taquari, em agosto de 2024, Mariana acompanhou o trabalho e entrevistou as professoras Gisele Dhein, do curso de Psicologia, Joana Bücker, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), e Sofia Royer Moraes, da área de Ciências Exatas e Engenharias, além da mestranda Lidia Erbes, que está conduzindo uma pesquisa sobre os impactos psicológicos das enchentes. As fotografias que acompanham a reportagem são assinadas por Marcio Pimenta, explorador da National Geographic.

Capa da reportagem no site da Nature (crédito: Divulgação)

Mariana esteve na região do Vale do Taquari para documentar as ações de recuperação no pós-enchente, visitando as cidades de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Encantado. Além da região, esteve em Porto Alegre, acompanhando ações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho da jornalista no Rio Grande do Sul contou com financiamento do The Pulitzer Center, organização americana de mídia de notícias estabelecida em 2006 que patrocina a produção de conteúdos sobre questões globais.

Durante sua passagem pela Universidade, a jornalista também palestrou sobre perspectivas internacionais de atuação para jornalistas para os estudantes dos componentes curriculares de Comunicação Integrada, Teorias da Comunicação e Comunicação Institucional, dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Acompanhe
nossas
redes sociais