Cesar Juliano Bloemker, do Partido Progressista (PP), foi eleito prefeito de Westfália com 53,69% dos votos. Uma das principais metas de sua gestão será atrair pequenas e médias empresas para o município, buscando criar oportunidades de trabalho para os jovens e evitar que eles precisem migrar para cidades vizinhas em busca de emprego.
Bloemker já possui experiência na política, tendo sido vereador no primeiro mandato do município, entre 2001 e 2004, quando obteve a quarta maior votação. Embora tenha sido cogitado para uma candidatura a prefeito há oito anos, ele não se sentia preparado. Agora, aceitou o desafio, apoiado por uma equipe de vereadores que, segundo ele, foram fundamentais para o sucesso nas urnas.
Apesar de seu partido ter conquistado apenas três cadeiras na Câmara Municipal, Bloemker acredita que mesmo sendo a minoria, não afetará a administração. “Os vereadores sempre querem o melhor para os munícipes e teremos uma relação boa. Tenho certeza de que eles apoiarão o que for em prol da nossa cidade”, afirma.
Sobre a transição, que já começou com um primeiro encontro, Bloemker destaca a importância de uma interação eficaz com a administração atual para evitar surpresas ao assumir o cargo. O orçamento municipal está previsto em R$ 44 milhões, e ele ressalta a necessidade de revisar contratos vigentes, como o da coleta de lixo, que precisa ser renovado urgentemente.
A desativação dos serviços da Languiru também foi assunto durante entrevista no programa O Vale em Pauta desta segunda-feira, 4. Bloemker considera uma perda significativa, uma vez que o setor primário representa 64% da economia local. “A desativação do abatedouro de suínos forçou muitos produtores a buscar parceria em outras cidades, afetando a estrutura econômica do município.”
A agricultura continua sendo um pilar da economia de Westfália, com foco em leite, ovos férteis, suínos e aves. Embora o orçamento para o setor tenha sofrido uma queda, o novo gestor se compromete a trabalhar para fortalecer essa área vital.
Outra prioridade será a infraestrutura, especialmente o asfaltamento de estradas rurais, já que 59 km ainda não possuem asfalto. O prefeito eleito acredita em melhorias nas vias facilitarão ainda mais o escoamento da produção agrícola.
A equipe de trabalho está sendo formada. São cinco secretarias — Agricultura, Educação, Administração, Saúde e Obras. Bloemker está alinhando os nomes dos novos secretários com o partido, buscando profissionais técnicos competentes para cada área, que serão anunciados nos próximos dias.
A posse de Cesar Juliano Bloemker e a vice-prefeita, Simone, está marcada para o dia 1º de janeiro, com horário ainda a ser definido. “A expectativa é possamos impulsionar significativamente o desenvolvimento econômico e social de Westfália.”
Acompanhe a entrevista na íntegra