Na manhã deste domingo, 3, a Construtora e Incorporadora Lyall, em colaboração com os Guinchos Sansão, deu início ao processo de reestruturação dos destroços da Ponte de Ferro, que estavam na margem do Rio Forqueta.
A estrutura será recuperada e instalada na Praça da Lyall, na Avenida Piraí, funcionando como um monumento que simboliza a resiliência e a revitalização da região após as enchentes.
O processo de restauração incluirá a limpeza detalhada das partes da ponte, avaliação de sua resistência metalúrgica e a união das quatro seções, que serão posicionadas sobre o riacho. Especialistas em restauração histórica trabalharão para preservar as características da ponte, enquanto implementam melhorias que garantam a durabilidade e segurança.
“Esse projeto não só reitera a história da ponte, mas também serve como um símbolo da reconstrução do Vale do Taquari após as enchentes de maio deste ano, além de celebrar a força e a união da comunidade”, reforça o sócio-diretor da construtora, Roberto Lucchese.
Relembre a queda da estrutura
Durante as enchentes do Rio Forqueta em maio de 2024, a Ponte de Ferro desabou e permaneceu submersa por meses. A retirada da estrutura ocorreu em 19 de agosto, por meio de uma mega operação que mobilizou diversas equipes e equipamentos especializados para garantir a segurança durante o processo.
Lucchese relembra que a operação para remover a ponte foi desafiadora, devido à condição precária em que a estrutura se encontrava após o longo período submersa.