Um veículo de carga ficou emperrado na Ponte de Ferro no início da manhã dessa sexta-feira, 1º. O caminhão atravessou a via, mas não conseguiu passar pelo segundo limitador de altura e largura, localizado na entrada da estrutura.
O condutor precisou retornar em marcha ré, assim como outros veículos que o seguiam. Congestionamento foi agravado pela situação, no ionício da manhã, mas por volta das 7h, já fluía de forma normal.
Desde 2010, o tráfego de veículos pesados é proibido na ponte, medida para preservar a estrutura e garantir a segurança dos usuários. Apesar das placas de orientação e os limitadores instaladas nos acessos à ponte, no lado de Lajeado, o caminhão conseguiu chegar próximo à estrutura.
O problema se tornou recorrente desde que a ponte da ERS-130 foi levada pela enchente histórica de maio. Como alternativa, os veículos pesados devem transitar pela ERS-129, entre Colinas e Roca Sales, ou pela “Ponte do Exército”. Outra possibilidade é seguir pela BR-386 e utilizar a estrada da Barra do Fão, em Travesseiro.