Com a finalidade reconhecer e estimular práticas bem-sucedidas e inovadoras nos municípios gaúchos, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), promoveu nessa quarta-feira, 30, a cerimônia do 6º Prêmio de Boas Práticas da Gestão Municipal.
A solenidade, ocorrida no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, dentro da programação do Smart Cities Park, destacou os melhores projetos em 16 áreas municipais. De 279 trabalhos avaliados, o projeto “Biodigestores nas Escolas”, de Venâncio Aires, foi o primeiro colocado na área de Meio Ambiente.
O projeto que garantiu prêmio ao município apresentou o funcionamento do Biodigestor, equipamento que além de oferecer soluções para a gestão de resíduos, incentiva a reflexão e o cuidado com o meio ambiente, tornando as escolas mais sustentáveis.
O biodigestor transforma todos os resíduos orgânicos gerados nas escolas em combustível para a cozinha e adubo para hortas, beneficiando também as famílias da comunidade. Pioneiro no RS, o projeto está presente em 21 escolas e promove uma abordagem prática para a educação ambiental.
“Sou muito grata por ter coordenado o programa e ter tido ao meu lado um grupo de pessoas engajadas em fazer a diferença. Vejo esse prêmio como um belo reconhecimento aos servidores públicos que se empenham em fazer a diferença por um Município melhor”, ressaltou a coordenadora do projeto, Carin Gomes.
Outra iniciativa do Vale entre as finalistas, o projeto “Agora é meu”, desenvolvido pela prefeitura de Taquari, ficou com o segundo lugar na categoria “Habitação”. A entrega de títulos de registro de propriedade integra o programa de Regularização Fundiária no município.