Estado destina câmaras frias às coordenadorias de saúde

Conservação de vacinas

Estado destina câmaras frias às coordenadorias de saúde

Primeira etapa beneficia 14 regionais, entre elas a de Lajeado

Estado destina câmaras frias às coordenadorias de saúde
Crédito: Alina Souza/Secom
Estado

A Secretaria da Saúde do RS entregou 41 câmaras frias para 14 coordenadorias regionais de Saúde (CRSs) que não possuem sistema de gerador instalado na sede. A cerimônia ocorreu nessa quarta-feira, 30, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).

É a primeira etapa de entrega de um total de 120 câmaras frias que estão sendo adquiridas pelo governo do Estado. A 16ª CRS, com sede em Lajeado e abrangência em todo o Vale do Taquari, foi contemplada com três destes equipamentos.

As novas câmaras possuem bateria com autonomia de até 36 horas e garantem a conservação das vacinas em temperatura de refrigeração, mesmo em casos de falta de energia elétrica ou problemas na rede externa. As 14 coordenadorias contempladas nesta etapa atendem 324 municípios gaúchos.

“As câmaras frias são fundamentais para a segurança e a manutenção da temperatura necessária, garantindo que os imunizantes cheguem aos municípios em condições ideais”, ressaltou a secretária Arita Bergmann.

Com a aquisição das novas câmaras frias, o RS vai atualizar 100% dos equipamentos da Rede de Frio Regional. Uma segunda etapa irá destinar 43 câmaras frias para regionais e outras 36 ficarão em reserva e servirão para envio às coordenadorias que necessitem de ampliação de espaço.

O valor total do investimento na aquisição das 120 câmaras frias foi de R$ 1,3 milhão, sendo R$ 64,3 mil provenientes do Tesouro do Estado e o restante do Governo Federal.

Acompanhe
nossas
redes sociais