Centro de Eventos ganha forma  em meio à montagem dos estandes

EXPOVALE + CONSTRUMÓBIL

Centro de Eventos ganha forma em meio à montagem dos estandes

Unificação dos pavilhões 2 e 3 está quase pronta e se torna um dos principais atrativos da edição conjunta das feiras, que inicia na próxima quinta-feira. Expectativa é superar público de 2022

Centro de Eventos ganha forma  em meio à montagem dos estandes
Organização estima que os espaços da feira estejam “100%” prontos na próxima quarta-feira. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Daqui uma semana, os portões do Parque do Imigrante se abrem para receber o público. A edição conjunta da Expovale + Construmóbil de 2024, que inicia na próxima quinta-feira, 7, simboliza a retomada das grandes feiras após a catástrofe climática de maio. E também a entrega de um novo espaço para a realização de eventos na cidade.

Com poucos dias pela frente até o início do evento, os preparativos no parque se intensificaram nos últimos dias. Os trabalhos para montagem dos estandes ocorrem nos três turnos, e inclusive aos fins de semana. Além disso, a unificação dos pavilhões 2 e 3 está na reta final, com a empresa responsável executando os últimos detalhes.

Presidente da 23ª Expovale, Graciela Black cita o espaço reestruturado como o principal diferencial da edição deste ano. Mais amplo, permitirá uma melhor acomodação dos expositores e vai facilitar a circulação dos visitantes. A obra, iniciada no fim de agosto com a retirada da antiga cobertura, ganhou fôlego neste mês.

“Ainda restam alguns acabamentos. Mas ficamos felizes em ver que esses pavilhões viraram um grande centro de eventos. É a menina dos olhos desta edição. E felizes também que todos os pedidos feitos após a última feira foram atendidos”, salienta Graciela, que presidia a Acil – entidade promotora do evento – em 2022.

Trabalhos acelerados

A montagem dos estandes iniciou semana passada e alguns dos espaços já estão prontos. A expectativa é de que os trabalhos acelerem no feriadão. Conforme Graciela, ainda esta semana a organização fechava contrato com expositores, o que indica êxito na realização das feiras.

“Tem também a parte da alimentação que ainda não veio, o espaço das máquinas e a avenida do turismo. Acreditamos que tudo estará 100% pronto até quarta-feira (véspera da abertura)”, projeta Graciela. A solenidade de abertura está prevista para as 18h da próxima quinta-feira, 7, e terá a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.

Expectativa grande

Em 2022, foram 102 mil visitantes no Parque do Imigrante. A expectativa, para 2024, é de que a marca seja superada. Presidente da Construmóbil, Daniel Bergesch lembra que, desde dezembro do ano passado, o grupo já se reunia com a definição de uma nova edição conjunta. Após as cheias de maio, o evento foi colocado em xeque, mas acabou mantido.

“Nós debatemos se cabia a realização este ano, e se nosso slogan (“Caminhos para o Futuro”) estava adequado. Com apoio da prefeitura, decidimos manter, e isso foi um desafio ainda maior, pois tínhamos que adequar bastante a infraestrutura do parque em pouco tempo”, comenta, ao lembrar dos pavilhões 2 e 3, que abrigaram centenas de famílias atingidas pela enchente.

A última família deixou o local no fim de julho. Somente após isso, e a assinatura do contrato com a empresa responsável, é que a obra iniciou. “Os prazos começaram a ficar apertados, mas hoje, a uma semana da feira, já nos sentimos um pouco mais aliviados, embora tenha muito trabalho pela frente”.

Vitrine à avenida

Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Lucas Pedó, o desenho do Centro de Eventos buscou, sobretudo, colocar o Parque do Imigrante numa “vitrine” para a avenida Alberto Müller, uma das mais importantes da cidade.

“Temos um grande fluxo aqui. Estamos próximos da esquina, então o pessoal cruza numa velocidade mais lenta e consegue visualizar. Neste caso, para a cidade de Lajeado, que sempre sonhou com isso”, destaca.

Acompanhe
nossas
redes sociais