Prêmio à parte, Vini Jr é o melhor do mundo

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Prêmio à parte, Vini Jr é o melhor do mundo

A Bola de Ouro entregue a Rodri e que o tornou o melhor jogador do mundo é o grande assunto da semana. Muito menos por Rodri, um cracaço e melhor volante do mundo faz algumas temporadas, mas muito pela negligência com Vinicius Júnior, apontado como favorito e a quem o prêmio deveria ser entregue por mérito.

Antes de falar sobre Vini, precisamos entender o que é o prêmio concedido pela revista France Football, de histórico eurocentrista e a quem delega para um colegiado de jornalistas a votação. 100 jornalistas, dos 100 países melhores ranqueados pela FIFA votam nos jogadores que consideram os dez melhores do mundo, a quem são atribuídos pontos. O prêmio é legítimo, claro, mas apresenta falhas.

Com critérios que deveriam ser puramente técnicos e dentro do ano futebolístico vigente, muitas vezes os jornalistas votam por gosto pessoal e levam em conta feitos ou jogos que nem da atual temporada são. A eleição atual é a prova. Rodri foi eleito o melhor do mundo muito por ter sido o craque da Euro. Mas quem viu a Eurocopa, sabe que ele não foi nem o melhor jogador da Espanha. No Manchester City, é o centro do time de Guardiola. Mas a sua melhor temporada tinha sido a anterior, quando marcou o gol do primeiro título da Champions League.

Por mérito, por bola, pelo que representa e pelo que faz em campo, ninguém jogou mais que Vinicius Júnior na temporada. Campeão espanhol e da Champions League, foi o melhor jogador de um time de estrelas. Decisivo nos momentos decisivos. Afrontoso como poucos. E é neste ponto que entra a derrocada da Bola de Ouro de Vini Jr.

Por não se aquietar perante problemas sociais. Por levantar uma bandeira antirracista. Por incomodar a quem incomoda pessoas como ele o tempo todo, Vini paga um preço. A quem não entende a luta antirracista, gestos como os que Vini tanto já fez em campo e fora dele, passam a parecer provocações. Longe disso.

O melhor jogador brasileiro da atualidade não se cala ao ser provocado. Grita de volta, provoca em campo, expõe problemas fora dele. Ao fazer isso, faz também com que um colegiado de jornalistas e uma revista renomada não o vejam com a mesma boa vontade que olham para Rodri. Isso ficou evidente na segunda-feira.

Pelo que faz dentro de campo, e fora dele, Vini Jr é o melhor do mundo. Não importa a Bola de Ouro da France Football.

Acompanhe
nossas
redes sociais