Construção concluída. Últimos ajustes executados. Acesso preparado. A nova sede da superintendência regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está entregue pela prefeitura de Lajeado. Falta apenas a ocupação do imóvel localizado às margens da ERS-130, no bairro Campestre.
Embora o município tenha cumprido com sua parte na negociação feita com o Estado ainda em 2021, a data de mudança permanece incerta. Pela autarquia, as tratativas sobre a ida para o novo prédio são feitas de maneira interna, em Porto Alegre, sem envolver representantes da superintendência regional.
À reportagem, o Daer, por meio de sua assessoria de imprensa, limita-se a dizer que “até o final do ano será feita a mudança para a sede nova e a entrega da área ocupada”. Uma comissão de engenheiros foi nomeada para avaliar a obra contratada pelo governo de Lajeado e fazer o termo de recebimento.
O novo imóvel é uma contrapartida do município em virtude da incorporação da valiosa área no Centro. A permuta com o Estado também envolveu a construção da trincheira e ampliação da ERS-130, entre o entroncamento com a Carlos Spohr Filho e a rótula de acesso à Rodoviária, obra iniciada em janeiro de 2022, mas finalizada apenas este ano.
“Nós aguardamos a manifestação deles sobre a data de mudança. A sede nova está pronta”, frisa a prefeita em exercício de Lajeado, Gláucia Schumacher. Ontem, durante reunião da comitiva regional com o vice-governador Gabriel Souza, na capital, ela conversou com o presidente do Daer, Luciano Faustino sobre o assunto.
Prazos não cumpridos
A construção da nova sede do Daer começou em 2022 e, na metade do ano passado, estava quase finalizada. A expectativa é de que a mudança ocorresse em setembro daquele ano. Contudo, houve divergências entre o governo municipal e o superintendente regional à época, situação que levou o Ministério Público a intermediar as negociações.
Na reunião com o MP, ficou acordado que a mudança ocorreria até 20 de dezembro. Depois, a expectativa é de que o processo seria feito em maio deste ano. No entanto, os prazos foram frustrados em virtude das catástrofes climáticas.
Destinação
A atualização mais recente da área do Daer, conforme dados da Secretaria Municipal da Fazenda, é de que o imóvel está avaliado em cerca de R$ 18 milhões. O prédio, inaugurado em 1943, abriga a autarquia há oito décadas. No entanto, parte do espaço hoje é considerado ocioso, visto que o número de funcionários reduziu drasticamente nos últimos anos.
Na campanha eleitoral, a destinação do imóvel rendeu discussões entre os candidatos a prefeito. Gláucia, eleita prefeita, defendeu um uso misto do espaço, com a ampliação da Travessa Schmidt – que passa ao lado do imóvel e a troca da área por obras públicas nos bairros. Em paralelo, exigir, de quem adquirir a área, que mantenha espaços de uso público, como uma praça.