Lajeado aguarda manifestação do Daer sobre mudança de sede

novo espaço pronto

Lajeado aguarda manifestação do Daer sobre mudança de sede

Autarquia planeja desocupar imóvel histórico no Centro até o fim do ano. Depois, município toma posse do local, mas ainda sem definições concretas de uso

Lajeado aguarda manifestação do Daer sobre mudança de sede
Prédio foi construído pelo município, após negociação com o Estado. (Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Construção concluída. Últimos ajustes executados. Acesso preparado. A nova sede da superintendência regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está entregue pela prefeitura de Lajeado. Falta apenas a ocupação do imóvel localizado às margens da ERS-130, no bairro Campestre.

Embora o município tenha cumprido com sua parte na negociação feita com o Estado ainda em 2021, a data de mudança permanece incerta. Pela autarquia, as tratativas sobre a ida para o novo prédio são feitas de maneira interna, em Porto Alegre, sem envolver representantes da superintendência regional.

À reportagem, o Daer, por meio de sua assessoria de imprensa, limita-se a dizer que “até o final do ano será feita a mudança para a sede nova e a entrega da área ocupada”. Uma comissão de engenheiros foi nomeada para avaliar a obra contratada pelo governo de Lajeado e fazer o termo de recebimento.

O novo imóvel é uma contrapartida do município em virtude da incorporação da valiosa área no Centro. A permuta com o Estado também envolveu a construção da trincheira e ampliação da ERS-130, entre o entroncamento com a Carlos Spohr Filho e a rótula de acesso à Rodoviária, obra iniciada em janeiro de 2022, mas finalizada apenas este ano.

“Nós aguardamos a manifestação deles sobre a data de mudança. A sede nova está pronta”, frisa a prefeita em exercício de Lajeado, Gláucia Schumacher. Ontem, durante reunião da comitiva regional com o vice-governador Gabriel Souza, na capital, ela conversou com o presidente do Daer, Luciano Faustino sobre o assunto.

Prazos não cumpridos

A construção da nova sede do Daer começou em 2022 e, na metade do ano passado, estava quase finalizada. A expectativa é de que a mudança ocorresse em setembro daquele ano. Contudo, houve divergências entre o governo municipal e o superintendente regional à época, situação que levou o Ministério Público a intermediar as negociações.

Na reunião com o MP, ficou acordado que a mudança ocorreria até 20 de dezembro. Depois, a expectativa é de que o processo seria feito em maio deste ano. No entanto, os prazos foram frustrados em virtude das catástrofes climáticas.

Destinação

A atualização mais recente da área do Daer, conforme dados da Secretaria Municipal da Fazenda, é de que o imóvel está avaliado em cerca de R$ 18 milhões. O prédio, inaugurado em 1943, abriga a autarquia há oito décadas. No entanto, parte do espaço hoje é considerado ocioso, visto que o número de funcionários reduziu drasticamente nos últimos anos.

Na campanha eleitoral, a destinação do imóvel rendeu discussões entre os candidatos a prefeito. Gláucia, eleita prefeita, defendeu um uso misto do espaço, com a ampliação da Travessa Schmidt – que passa ao lado do imóvel e a troca da área por obras públicas nos bairros. Em paralelo, exigir, de quem adquirir a área, que mantenha espaços de uso público, como uma praça.

Acompanhe
nossas
redes sociais