O Brasil é uma referência mundial no setor de reciclagem animal e deu mais um passo na expansão de seus negócios com o início da Missão África, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e o projeto Brazilian Renderers. O Grupo FASA, com sede em Cruzeiro do Sul, foi um dos principais representantes da delegação e tem se destacado pelo pioneirismo e pela sustentabilidade de suas operações.
A iniciativa visa ampliar o mercado de produtos derivados de resíduos animais, conectando empresas brasileiras a novos parceiros comerciais no Quênia, Ruanda e Nigéria. A atuação do Grupo FASA na reciclagem animal representa cerca de 12% de todo o processamento brasileiro, evidenciando sua importância no segmento.
Segundo Robinson Huyer, Diretor Comercial da empresa, o papel da empresa na economia circular do agronegócio é central, visto que reaproveita resíduos de abate para gerar matérias-primas utilizadas na indústria de alimentos para animais, cosméticos e outros segmentos. “O processo de reciclagem animal é fundamental para a sustentabilidade e para a economia brasileira. Reciclamos os resíduos do abate animal, eliminando riscos ambientais e transformando-os em ingredientes essenciais para diversos setores”, analisa.
Missão África
Entre os dias 28 de setembro e 10 de outubro de 2024, a delegação percorreu três países africanos, sendo recepcionada pelas embaixadas brasileiras e contando com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Marcelo Klein, representante do Grupo FASA e participante ativo do projeto Brazilian Renderers, assumiu a liderança na Missão África, com o objetivo de replicar os resultados positivos conquistados na recente Missão Ásia e abrir novas fronteiras comerciais.
A agenda incluiu reuniões estratégicas e eventos, como o “Brazilian Renderers: Business Connection Kenya” e o “Business Connection Nigeria”, rodadas de negócios fundamentais para fomentar parcerias com empresas africanas. Com essa iniciativa, o Brazilian Renderers e o Grupo FASA reforçam o compromisso de liderar a reciclagem animal em prol do desenvolvimento sustentável e de atender à crescente demanda do mercado africano, solidificando o Brasil como uma referência mundial em rendering.
Por que a reciclagem animal é importante?
– Hoje, são abatidas cerca de 85 milhões de cabeças de bovinos, caprinos, ovinos e suínos;
– Enquanto isso, de frangos e perus são 5,9 bilhões de cabeças;
– Deste total, 34% não chega ao consumidor e segue direto para a reciclagem;
– A carcaça de uma vaca, em média, libera 1,2 tonelada de gás carbono na atmosfera;
– Este montante equivale a 6.025.557 carros em circulação;
– Com a reciclagem, essas substâncias são transformadas em fonte de matéria prima segura para utilização em outras cadeias produtivas;
– Assim, a reciclagem animal retira da natureza nutrientes como carbono, nitrogênio e fósforo, que em excesso contaminam o meio ambiente.
Grupo FASA
Conheça mais:
Facebook: @grupofasaind
Instagram: @grupofasa
Linkedin: grupofasa
Rua João Eckert, 1000
São Rafael – Cruzeiro do Sul
(51) 3714-9800