Folhito: 30 anos de ações que transformam o meio ambiente

Produzido por Estúdio Alfa

Folhito: 30 anos de ações que transformam o meio ambiente

Empresa oferece alternativas altamente eficazes em fertilizantes orgânicos, além de processar resíduos orgânicos e gerar energia limpa

Apresentado por

O ano de 2024 é especial para a Folhito. A empresa, sediada em Estrela e com filiais em Cristal e Almirante Tamandaré, e atuação no RS e Santa Catarina, completa 30 anos com projetos e ações que vêm transformando do meio ambiente. Assim, a comemoração do aniversário, completado em 1º de setembro, marca também o fortalecimento da marca e sua importância por agregar valor ao meio rural e melhorar a vida nas cidades.

 

Ao seguir os passos do pai Ito Lanius, os irmãos e diretores Rodolfo e Fernando Lanius mantêm o propósito de oferecer aos agricultores alternativas altamente eficazes em fertilizantes orgânicos, além de processar resíduos orgânicos e gerar energia (elétrica e biogás) de forma responsável e segura. Atualmente, a empresa desenvolve ainda um novo adubo orgânico, o Ca+S+, que traz na sua fórmula mais cálcio e enxofre, atendendo os anseios dos clientes e produtores. 

 

Biogás e Biometano

Com raízes fortes e um legado voltado à preservação ambiental, a Folhito é sinônimo de energia limpa, por meio da produção de biogás, que é utilizado nos processos de industrialização e abastecimento da própria frota, e do biometano na substituição de combustíveis fósseis, com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fepam e Ibama. Apenas na unidade de produção de biogás, o investimento foi de cerca de R$ 30 milhões, com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

 

Redução dos impactos ambientais

Conforme Rodolfo Lanius, o reaproveitamento pela fábrica de materiais agrossilvopastoris, como restos de aviários, lodo de estações de tratamento de efluentes das indústrias da região, entre outros, representa um correto encaminhamento dos resíduos, diminuindo os impactos causados ao meio ambiente. 

“A planta Folhito é resultado de um projeto inovador e pioneiro que realiza o tratamento de resíduos orgânicos através da digestão aeróbia (compostagem) e biodigestão anaeróbia (sem presença de oxigênio), com aproveitamento do biogás”, explica o empresário, salientando os avanços conquistados nas últimas três décadas. 

 

Produção em números:

– Fertilizantes/resíduos: 570 toneladas por dia;

– Biogás: 18 mil metros cúbicos por dia;

– Biometano: 9 mil metros cúbicos por dia.

 

Endereço: Estrada Municipal Paulo Mallmann, s/nº, Linha Delfina, Estrela/RS

Telefone: 51 3011-2222

Site: www.folhito.com.br