EGR conclui instalação das estacas cravadas na ponte da ERS-130

ARROIO DO MEIO - LAJEADO

EGR conclui instalação das estacas cravadas na ponte da ERS-130

Ao todo, 60 estaqueamentos foram executados fora do leito do rio

EGR conclui instalação das estacas cravadas na ponte da ERS-130
Foto: divulgação

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), juntamente com a empresa Engedal, finalizou na sexta-feira, 25, a etapa dos estaqueamentos fora do leito do Rio Forqueta. Ao todo, foram colocadas 60 estacas do tipo cravadas para dar sustentação aos pilares de construção da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio – após a antiga estrutura ter sido completamente destruída pela enchente de maio. As estacas foram instaladas em quatro locais situados fora do eixo do rio para formar os blocos da fundação.

Além do término desta importante etapa, as equipes também realizam perfurações para a colocação das estruturas que serão compostas dentro do fluxo do rio. Ao todo, serão colocadas 48 estacas do tipo raiz em três pontos distintos – sendo que um já foi realizado. “Programamos o nosso cronograma de serviço para mobilizar a atuação conjunta de duas empresas na execução dos estaqueamentos. Com isso, estamos trabalhando com agilidade para retomar o tráfego e o desenvolvimento do Vale do Taquari na ERS-130 o mais breve possível”, salientou o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.

Foto: divulgação

Tão logo as fundações sejam concluídas, inicia-se a colocação dos blocos de fundação. Eles serão construídos por meio de blocos de concreto armado para servirem de base sobre a qual a estrutura da ponte é apoiada.

Já no parque fabril, os trabalhadores avançam na produção das vigas e das lajes que serão utilizadas na construção da ponte. 16 estruturas de 28 metros já estão prontas e outras estão sendo preparadas pelos funcionários.

A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiado com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.

Etapas executadas

  • 2/05/2024 – Queda da ponte
  • 20/05/2024 – Publicação da licitação
  • 31/05/2024 – Empresa Engedal homologada
  • 3/06/2024 – Assinatura do contrato
  • 5/06/2024 – Assinatura da ordem de início
  • 6/06/2024 – Início do projeto executivo
  • 21/06/2024 – Equipes executam sondagens de solo
  • 16/07/2024 – Início da montagem do parque fabril e do canteiro de obras
  • 14/08/2024 – Conclusão das sondagens de solo
  • 30/08/2024 – Conclusão do parque fabril
  • 6/09/2024 – Início da produção das vigas e peças pré-moldadas
  • 24/09/2024 – Início das fundações/estacas cravadas
  • 21/10/2024 – Início das estacas raiz
  • 25/10/2024 – Conclusão das estacas cravadas

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