Dois projetos inscritos por prefeituras da região estão entre as finalistas do 6º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal, promovido pela Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs). A cerimônia ocorre hoje, a partir das 18h, dentro da programação do Smart Cities Park, em Nova Petrópolis.
Ao todo, 48 projetos serão premiados, dentro de 15 áreas de atuação. No total, 279 foram inscritos para o prêmio, que tem um histórico de destaque para iniciativas do Vale do Taquari. De acordo com a Famurs, os finalistas já foram notificados e, no evento, receberão troféu e certificado de primeiro, segundo e terceiros lugares.
Na área de habitação, um dos finalistas é o projeto “Agora é meu”, do município de Taquari. A iniciativa, de entrega de títulos de registro de propriedade, integra o programa de Regularização Fundiária. O objetivo é resolver o problema da ocupação irregular. Mais de 200 escrituras foram entregues em 2023 às famílias dos bairros Caieira, rua João Goulart e Comunidade São Francisco.
O projeto concorre contra ações dos municípios de Capão da Canoa e Tapejara. Segundo o prefeito André Brito, o trabalho é fruto de uma união de esforços do município com o Cartório de Registro de Imóveis. “Essa união está fazendo a diferença neste projeto de regularização, possibilitando às famílias a posse do imóvel onde residem”, pontua.
Biodigestores nas escolas
Na categoria “meio ambiente”, quem concorre é o programa “Biodigestores nas escolas”, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires. Considerado pioneiro no Rio Grande do Sul, atualmente abrange 21 escolas da cidade e promove uma abordagem prática para a educação ambiental.
Os biodigestores do programa foram adquiridos por meio de licitação e são de uma marca reconhecida no mundo por instalações em residências, bares, restaurantes, pousadas e escolas. “O projeto ensina nossos alunos sobre a importância da gestão de resíduos, mas também os empodera a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades”, enfatiza a coordenadora do projeto, Carin Gomes.
Capacitação aos novos gestores
A programação na Serra Gaúcha teve início na manhã ontem, voltada sobretudo para os novos gestores municipais, eleitos neste mês para um mandato de quatro anos (2025-2028). Dezenas de prefeitos da região estiveram na atividade.
O evento teve com painéis que buscam orientar os responsáveis pela administração municipal sobre os desafios que serão enfrentados no próximo quadriênio. Autoridades estaduais, como o governador Eduardo Leite, participaram da programação.