O presidente da câmara de vereadores de Lajeado, Lorival Silveira, promulgou a lei que oficializa a relação de “cidade-irmã” com Blumenau (Santa Catarina). O projeto foi aprovado por unanimidade no dia 24 de setembro e, como não houve avanço pelo prefeito, avançou com a assinatura do líder do Legislativo.
A matéria foi criada por Ana da Apama (PP) como agradecimento ao auxílio prestado pelos catarinenses após a enchente de maio, quando foram enviados para cidade máquinas e servidores que atuaram no processo de limpeza, após a inundação. “Blumenau é o terceiro maior município de Santa Catarina, com mais de 360 mil habitantes. Em 2008, passou por uma das maiores tragédias da história do país, foram 24 mortos e milhares de desabrigados. A partir desse episódio, o governo iniciou os movimentos para tornar a cidade referência nacional em controle de catástrofes”, cita a justificativa do projeto.
O vínculo ainda prevê parcerias, intercâmbios e um estreitamento na relação entre agentes públicos e empresários das duas localidades.
LEIA TAMBÉM: Câmara reconhece Blumenau como cidade-irmã de Lajeado
“Uma relação foi criada”, diz prefeito catarinense
Em ofício enviado para a câmara de Lajeado, o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, define que a aproximação pode resultar em benefícios para os moradores de ambos municípios. “Após a grande catástrofe ocorrida em maio, uma relação foi criada entre os dois municípios para suporte no processo de reconstrução.
Blumenau também é a referência regional em relação a plano de prevenção e enfrentamento a desastres naturais para gestores do Vale, que visitaram a estrutura em várias oportunidades.