Emef Nova Viena realiza mostra de trabalhos na lagoa do bairro Olarias

LAJEADO

Emef Nova Viena realiza mostra de trabalhos na lagoa do bairro Olarias

Os estudantes expuseram trabalhos que abrangem todas as áreas do conhecimento e apresentaram para colegas e comunidade local

Emef Nova Viena realiza mostra de trabalhos na lagoa do bairro Olarias
Foto: Laura Mallmann
Lajeado

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Viena, do bairro Olarias, realizaram uma mostra de trabalhos ao redor da lagoa que fica na praça Clara Maria Schorr, nesta segunda-feira, 28. Os estudantes expuseram trabalhos que abrangem todas as áreas do conhecimento e apresentaram para colegas e comunidade local.

Este é o segundo ano que a EMEF realiza a exposição na lagoa. Conforme a coordenadora pedagógica, Rosane Janete Theves, essa é uma forma de se aproximar da comunidade do bairro.

“É um local bonito e uma forma de aproximar pais e pessoas da comunidade. Podemos dizer que dessa forma levamos nossos trabalhos para além dos muros da escola”, explica a coordenadora.

A diretora, Elisângela Zanatta, explica que todas as turmas exploraram todas as áreas do conhecimento.

“É uma grande vitrine do que é trabalhado dentro da nossa escola. É possível explorar a criatividade dos alunos para que eles façam trabalhos atrativos e interessantes para a comunidade. O estudo e a pesquisa que eles fizeram durante o período de preparação fazem parte do processo. É um crescimento pessoal de cada um, para que eles se tornem protagonistas na escola e também fora dela”, relata Elisângela.

Os trabalhos abordam temas como jogos matemáticos, cooperativa escolar, sustentabilidade, saúde, ciências, etnias, letras, música, entre outros.

Exposições

Os alunos do 4º ano, Jessica Romero Ricardo e Alex Neves Dias Ferreira, ambos de 9 anos, estudaram sobre as etnias. Alex ficou com a França. Para ele, conhecer as belezas do país, mesmo que por fotos, foi emocionante. Já Jessica, que é natural de Cuba, estudou o país de origem. Segundo ela, estudar sobre a sua pátria é muito gratificante.

As alunas Emanuele Mattes Bllau, Larissa Schut e Maria Eduarda Alvarisa, do 9º ano, mantém a rádio escolar Pop. Para a mostra, elas criaram o projeto “Radialista por 20 minutos”, onde desenvolvem pautas e estudam sobre os temas. Além do estudo para a mostra, elas desenvolvem um programa que vai ao ar duas vezes na semana, com temas de interesse público, como Outubro Rosa, consciência negra, entre outros.

As alunas Amanda Backes e Isabele Lenhart, de 14 e 12 anos, representam a cooperativa Cooperviena, que comercializa aromas criados e desenvolvidos pelos estudantes. Elas explicam o processo de produção, comercialização e também como administram o dinheiro dos cooperados.

Os alunos também arrecadam tampas de garrafas pet e lacres de lata e destinam para entidades ou pessoas. Neste ano, a arrecadação foi repassada para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais