Eleitores de cinco cidades do Rio Grande do Sul vão às urnas neste domingo

ELEIÇÕES 2024

Eleitores de cinco cidades do Rio Grande do Sul vão às urnas neste domingo

Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria terão segundo turno

Eleitores de cinco cidades do Rio Grande do Sul vão às urnas neste domingo
Foto: Divulgação
Estado

Quase 34 milhões de brasileiros retornam às urnas neste domingo em diversas cidades do país, incluindo 15 capitais. No Rio Grande do Sul, cinco municípios terão segundo turno, com destaque para a disputa em Porto Alegre, onde os eleitores decidirão entre Sebastião Melo e Maria do Rosário.

As últimas semanas foram de agendas públicas e debates, sem grandes reviravoltas, com Melo mantendo apoio em seu campo político, enquanto Maria do Rosário, que obteve 19,69% no primeiro turno, ampliou sua base de apoio.

Sebastião Melo e Maria do Rosário (Fotos: Redes Sociais)

Em Pelotas, o cenário é marcado pela disputa entre Fernando Marroni (PT) e Marciano Perondi (PL). Marroni, que já foi prefeito, liderou no primeiro turno com 39,6% dos votos e conseguiu o apoio da atual prefeita, Paula Mascarenhas, e do governador Eduardo Leite. Perondi, estreante na política, obteve 31,6% dos votos e tem forte ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Marciano Perondi e Fernando Marroni (Fotos: Redes Sociaís)

Já em Canoas, a polarização entre Airton Souza (PL), que recebeu 35,26% dos votos, e o atual prefeito Jairo Jorge (PSD), com 29,76%, marca a disputa. Airton, representante do bolsonarismo, conquistou apoio de três candidatos do primeiro turno, enquanto Jairo Jorge, que busca o quarto mandato, obteve o apoio crítico de um concorrente.

Airton Souza e Jairo Jorge (Fotos: Redes Sociais)

Em Santa Maria, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) tenta retornar à prefeitura e liderou o primeiro turno com 40,63%. Ele disputa contra Rodrigo Decimo (PSDB), atual vice-prefeito, que tenta manter o PSDB no comando do município.

Valdeci Oliveira e Rodrigo Decimo (Fotos: Redes Sociais).

Por fim, em Caxias do Sul, o segundo turno coloca frente a frente o vereador Maurício Scalco (PL), que alcançou 38,04% dos votos, e o atual prefeito Adiló Didomenico (PSDB). O resultado em Caxias do Sul será importante para o PSDB, que busca manter a hegemonia em uma das duas cidades onde ainda pode vencer no segundo turno.

Maurício Scalco e Adiló Didomenico (Fotos: Redes Sociais).

Acompanhe
nossas
redes sociais