A partir das 8h deste domingo, 248,6 mil eleitores devem voltar às urnas para eleger o prefeito de Pelotas pelos próximos quatro anos. Com maior votação no dia 6 de outubro, disputam a cadeira do Executivo Fernando Marroni (PT), que teve 68.443 votos (39,60%) e Marciano Perondi (PL), com 54.736 votos (31,67%). O desafio dos candidatos até a reta final da campanha foi convencer os 60,5 mil eleitores que se abstiveram a depositar o voto neste domingo.
Uma das facilidades para o eleitor é a gratuidade de ônibus urbano, rural e intermunicipal. O objetivo é não gerar despesa de transporte aos usuários eleitores, o Município e o Estado implementaram os deslocamentos gratuitos para quem for votar no segundo turno das eleições.
Em Pelotas são 118 locais de votação na cidade e na zona rural divididos em três Zonas Eleitorais, sendo a maior delas a 60ª onde votam mais de cem mil eleitores. Já o maior colégio eleitoral fica na Escola Estadual Osmar da Rocha Grafulha (CIEP), com 10.126 eleitores. Logo depois vem o colégio Sylvia Mello 8.413 votantes, seguido do Colégio Pelotense, com 7.272. No Instituto de Educação Assis Brasil, onde vota o governador Eduardo Leite, são 6.793.
Horário da votação
No domingo, a votação será aberta a partir das 8h, do horário de Brasília, com encerramento às 17h.
O Jornal A Hora do Sul e A Hora TV transmitem as eleições em Pelotas através de live no Youtube e Facebook.