Os estudantes do Nível 3 da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o GA, têm professor e teacher em seu dia a dia, de forma integral. Essa é a dinâmica do Ensino Bilíngue.
É um trabalho colaborativo entre as duas professoras. “Os alunos têm um estudo mais aprofundado neste sistema porque eles podem vivenciar o mesmo conteúdo em duas línguas.”, comenta a teacher Ester Guerreiro, do 3º ano C do Ensino Fundamental.
Fluência linguística
O contato com os dois idiomas promove a fluência linguística e desenvolve habilidades interculturais, ampliando possibilidades de comunicação e integração nos diferentes contextos sociais, acadêmicos e profissionais.
“Muitas vezes, eu faço uma pergunta aos alunos e a resposta vem em Inglês, de uma forma bem natural”, acrescenta Tatiane Haas, professora da mesma turma, ressaltando como o segundo idioma passa a ser corriqueiro aos estudantes bilíngues.
A estudante Ana Olivia Klesse de Souza, de 9 anos, vivencia o bilíngue desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Agora, no 3º ano, ela já escreve no segundo idioma. “Nós temos atividades em Inglês até para aprender coisas simples como beber água. Temos provas e a gente coloca o que a gente aprendeu, escrevendo na Língua Inglesa. Em casa, eu falo em Inglês com a minha mãe, e pergunto se ela conhece as palavras que eu aprendi”, conta.
Entenda o Ensino Bilíngue
As duas docentes da turma – teacher e professora – realizam o planejamento das aulas juntas e definem em quais matérias cada uma das línguas irá se sobressair. Porém, de forma simultânea, os dois idiomas são usados no cotidiano escolar, incentivando os estudantes a aprenderem e interagirem em ambas as línguas.
“Desde 2022, temos oficialmente o bilíngue implantado em nossa Instituição. Após muito estudo chegamos a esse modelo inédito aqui na região e que nos caracteriza como A Escola Bilíngue do Vale do Taquari”, contextualiza a vice-diretora do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o GA, Rosilene König.
LEGENDA:
Contato com os dois idiomas promove a fluência linguística e desenvolve habilidades interculturais dos estudantes