Cartórios abrem para justificativa do voto aos eleitores do 2° turno

ELEIÇÕES 2024

Cartórios abrem para justificativa do voto aos eleitores do 2° turno

No estado, votações ocorrem em Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Canoas e Santa Maria, com mobilização de 2,16 milhões de eleitores

Cartórios abrem para justificativa do voto aos eleitores do 2° turno
Os cartórios eleitorais atendem no domingo, 28, para que eleitores possam justificar eventuais ausência nas urnas. (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Apesar do segundo turno das eleições não ocorrer em nenhuma cidade do Vale do Taquari, os cartórios eleitorais atendem no domingo, 28, para que eleitores possam justificar eventuais ausência nas urnas. A medida é prevista pela Justiça Eleitoral e engloba todas as unidades brasileiras.

A regularização isenta o pagamento da multa de R$ 3,51 e não implica em restrições ao título de eleitor do cidadão. Em Lajeado, os servidores estarão em regime de plantão das 8h até 17h, no cartório que, desde o pleito deste ano, fica na Rua Cristiano Grün, bairro Florestal.

De acordo com o técnico judiciário, Júlio Cerolini, com base nos pleitos anteriores, a demanda não é intensa, entretanto, a Justiça Eleitoral solicita que o serviço seja disponibilizado em conjunto com as plataformas virtuais. “Outra possibilidade é o e-Título para quem não quiser se deslocar até um cartório, pode estar liberado da multa online. Mesmo assim, quem optar pelo atendimento presencial pode comparecer em qualquer unidade com documento de identificação”, orienta.

Ainda de acordo com o representante do cartório de Lajeado, a justificativa não serve apenas para quem está vinculado com uma das cinco cidades gaúchas em que há segundo turno, mas qualquer município em que ocorra votação. “A gente sempre dá ênfase para o estado, mas vale também aos que votam em São Paulo, por exemplo, ou outras cidades e estejam por alguma situação na nossa região”, complementa.

Cinco cidades

A legislação eleitoral prevê o segundo turno em cidades com mais de 200 mil eleitores e que nenhum dos candidatos alcançou ao menos metade absoluta dos votos. No Brasil são 51 cidades com esta realidade, entre estas, 15 são capitais.

No RS, os eleitores comparecem as urnas na capital Porto Alegre, além de Pelotas, Canoas, Caxias do Sul e Santa Maria. O eleitorado total no estado é de mais de R$ 2 milhões de eleitores aptos.

Acompanhe
nossas
redes sociais