No começo do mês, tivemos a definição dos vereadores eleitos nas 38 cidades do Vale do Taquari. Em um levantamento rápido, verifiquei ao menos sete que tem envolvimento direto com o esporte regional. Destaque para Mariano Weizenmann, que foi o mais votado em Arroio do Meio. Neste ano, foi o treinador do União, de Arroio Grande, no inédito título do municipal de campo. Árbitro de futebol, Dorigon se reelegeu em Doutor Ricardo. Outro que se reelegeu na cidade é Baldissera, um dos responsáveis por organizar competições esportivas na cidade. Campeão Regional em 2006, Tchitcho se elegeu na primeira tentativa em Imigrante.
Ainda falando em eleições. Existe uma expectativa muito grande em algumas cidades sobre como será o tratamento no esporte. Estrela, por exemplo, retomou o municipal de campo após muitos anos. A prefeita eleita vai manter a competição em 2025? Em Lajeado, clubes como Lajeadense e Alaf vão ganhar mais apoio do poder público? As corridas ganharam destaque e o Circuito dos Vales foi a atração em várias cidades nesses últimos quatro anos. Quantos municípios vão abrir ou fechar as portas para essa atividade? Vou parafrasear Miguel Lucian, meu amigo e colunista do A Hora. “Se investirmos em esporte, gastaremos muito menos em segurança pública e saúde. A pessoa saudável não incomoda, não dá gasto e ajuda a desenvolver a cidade.”
Na busca por recursos
Já pensando na temporada 2025, o Lajeadense lança neste fim de ano a “Rifa Dense Brilha”, que visa arrecadar verbas para aquisição de materiais de uso no dia a dia do clube e melhorias na infraestrutura da Arena Alviazul. Com números vendidos a R$ 10 e prêmios dos mais variados tipos, a ideia do projeto é conseguir dinheiro para aquisição de materiais novos para a academia do clube, pinturas, uma nova televisão para a cozinha, dentre outras demandas necessárias para melhorar as condições do clube, atletas e comissão técnica. Atitude louvável. Torcemos para que a comunidade compre a ideia também. Interessados podem procurar torcedores e membros da diretoria.
Curtinhas
- O Sete de Setembro, do Bairro São Caetano, demonstrou interesse em jogar o municipal de campo. Com isso, a competição pode ter sete times em 2025;
- A Aslivata deve ter duas chapas concorrendo a presidência na próxima temporada. Além do atual presidente Vianei Hammes, o seu vice, João Jung, está se articulando nos bastidores para concorrer ao cargo.
- Capitão conhece os campeões do municipal de futsal. O Grupo A Hora transmite os jogos a partir das 19h, em live na página do Youtube do A Hora Esportes.
- Quantas disputas de pênaltis teremos neste domingo?
- Tem vários dirigentes preocupados com o extracampo no domingo, e com razão. Esperamos que os jogos se resolvam dentro das quatro linhas e que o único trabalho da Aslivata seja para confirmar os confrontos nas categorias titular e aspirante.