Aos 29 anos, Fazenda Vilanova celebra desenvolvimento econômico

Avanços positivos

Aos 29 anos, Fazenda Vilanova celebra desenvolvimento econômico

Cidade registra maior crescimento populacional em 10 anos. Maior desafio está na geração de empregos e diminuição do índice de pobreza

Aos 29 anos, Fazenda Vilanova celebra desenvolvimento econômico
Município, emancipado em 1995, celebra o desenvolvimento e busca atração de novas empresas (foto: arquivo/Jornal Nova Geração)
Fazenda Vilanova

Diante do crescimento populacional e desenvolvimento econômico, Fazenda Vilanova celebrou 29 anos de emancipação em 22 de outubro. Dia que, em 1995, foi organizado o plebiscito onde os moradores apoiaram a autonomia da cidade, até então 2° distrito de Bom Retiro do Sul.

Hoje dividida pela rodovia federal, o avanço da cidade se deu a partir da construção da BR-386, que facilitou o acesso ao município e proporcionou ampliação na geração de empregos. Ainda assim, a economia gira em torno do setor primário, que representa cerca de 80% da arrecadação de Fazenda Vilanova.

Como forma de explorar a localização privilegiada, o município avista novos negócios que podem impulsionar a economia. O prefeito reeleito Amarildo da Silva destaca as negociações com indústrias que têm pretensão em se instalar às margens da BR-386. Ele também ressalta que entre as cidades do Vale Taquari, Fazenda Vilanova foi uma das poucas que não sofreu com os impactos das cheias que atingiram a região.

Crescimento populacional

De acordo com dados do Censo de 2022, Fazenda Vilanova possui cerca de 4,2 mil habitantes. É um dos municípios com maior crescimento populacional na região, visto que em 2010 tinha 3,6 mil moradores. O aumento é de aproximadamente 16%, conforme estimativa do IBGE.

O prefeito atribui isso à localização da cidade e aos serviços oferecidos e também pela segurança aos eventos climáticos. “Muitas pessoas procuram Fazenda Vilanova para morar, assim como avançam negociações para instalação de empresas. A partir disso, nossa prioridade também é ampliar o acesso aos serviços de Saúde e melhorar os índices de Educação”, afirma.

Empresas e emprego

A localização estratégica possibilita a geração de empregos e atração de novas empresas. Conforme dados apontados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Fazenda Vilanova possui saldo de 110 vagas ao longo de 2024. No último mês o saldo positivo é de 21 novos postos de emprego.

Outra dificuldade apontada pelo gestor municipal é a falta de mão de obra. Segundo ele, é um assunto abordado quando se fala na instalação de novas empresas na cidade. Para Silva, essa é uma crise que afeta todo o Vale do Taquari. “Temos mais vagas do que pessoas para trabalhar em Fazenda Vilanova”, comenta.

Sobre o apoio aos empreendimentos, Amarildo ressalta a criação do distrito industrial, com área de 11 hectares, às margens da ERS-128. Além da procura por empresas de fora da cidade, também há a necessidade de atender as empresas locais. O município possui empresas dos ramos calçadista e de vestuário e se prepara para receber negócios em demais segmentos.

“Temos lei de incentivo econômico que atrai os empresários e também áreas nobres na cidade. É um processo que requer tempo e investimento de empresários. A partir do ano que vem teremos essa estrutura finalizada. Queremos apoiar os empreendedores que geram emprego, renda e retorno fiscal”, diz o chefe do Executivo.

Sobre Fazenda Vilanova

  • População total (2022) 4.291 habitantes
  • Densidade 50,60 hab./km²
  • Área total 84,794 km²
  • IDH (2010) 0,698
  • PIB per capita (2021) R$ 30.090,25
  • Taxa de escolarização 6 a 14 anos 97%

 

Acompanhe
nossas
redes sociais