Os deslizamentos e o futuro da Santa Clara

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Os deslizamentos e o futuro da Santa Clara

Integrantes da Associação de Moradores Altos da Santa Clara levaram aos vereadores de Encantado nesta semana a preocupação com o futuro da comunidade após os episódios de deslizamentos de terra registrados em maio. O líder do movimento é o servidor público Rodrigo Artus.

O grupo estava de posse de um laudo técnico assinado pelo geólogo Leandro Petry, da empresa Magma, de Arroio do Meio, cujo parecer classifica a região mapeada, no trecho às margens da rodovia 129, como de “alto a muito alto” para risco de deslizamentos. O documento é de 27 de junho de 2024.

A área de abrangência da associação conta com 172 casas, seis empresas e um asilo que serão impactados caso ocorram novos movimentos de terra. “Representamos hoje 204 pessoas, mas ao todo no bairro são muito mais vidas que estão em risco’, alerta Artus.

Dotos: divulgação

Ele reforçou aos vereadores o pedido de apoio financeiro para a realização de estudos geotécnicos que servirão de base para a elaboração de obras de contenção de encostas. Uma das possibilidades são as emendas impositivas dos parlamentares. O projeto de estudos tem orçamento máximo de R$ 350 mil, mas pode variar para menos. “Sabemos que a responsabilidade é do poder público, mas organizamos a associação para abrir alternativas e acelerar o processo”, argumenta Artus.

Doações também podem ser encaminhadas via pix (CNPJ 55.387.777/0001-42). A movimentação financeira do recurso recebido, bem como outras atividades, são atualizadas na página da associação no Facebook.

Sem dúvida, essa situação dos deslizamentos é uma dura e desafiadora realidade que Encantado conviverá daqui para frente. Os agentes políticos precisam redobrar a atenção. Nos últimos dias, o governo municipal começou o levantamento altimétrico exatamente pela Santa Clara para identificar, por meio de um drone, as características do relevo. O trabalho servirá de base para organizar o novo plano diretor.

Foto: Juliana Pisoni/Divulgação

Eu pergunto:

Quantos trechos de estradas de nossa região já poderiam ter sido pavimentados com o dinheiro gasto na manutenção da ERS 129 entre Roca Sales e Colinas nos últimos anos?

Que tal um jacaré!

A empresária Vânia Pedó, do Bratti Supermercados, expande os negócios para o ramo de pescados e carnes exóticas. E para despertar a curiosidade dos clientes, ela organizou para o sábado, 26, das 9h30min às 12h, um evento de degustação de carne de jacaré. Isso mesmo, jacaré assado inteiro pelo Leo Bresolin, do Kozinha Carnes Exóticas. As peças vêm do Mato Grosso. Mateada e chope PerBier completam a programação da manhã ao lado do supermercado, na Avenida Antônio de Conto.

Dez pessoas na transição em Roca Sales

Foto: divulgação

O prefeito e o vice eleitos de Roca Sales, Jones “Mazinho” Wunsch e Henrique Pivatto, tiveram a primeira conversa com o prefeito Amilton Fontana nesta semana. O presidente do PP roca-salense, Alexandre Gerhardt, e o advogado Arthur Lang, acompanharam. E um dos assuntos do tranquilo bate-papo foi a transição de governo.

Antes de começarem as reuniões de transição, alguns atos legais precisam ser observados. Primeiro, Fontana emite o decreto que institui a comissão de transição. Depois, Mazinho indica cinco nomes de seus representantes para compor esse grupo. Por fim, é expedida a portaria que oficializa as cinco pessoas representantes do Executivo.

Que tal um jacaré!

A empresária Vânia Pedó, do Bratti Supermercados, expande os negócios para o ramo de pescados e carnes exóticas. E para despertar a curiosidade dos clientes, ela organizou para o sábado, 26, das 9h30min às 12h, um evento de degustação de carne de jacaré. Isso mesmo, jacaré assado inteiro pelo Leo Bresolin, do Kozinha Carnes Exóticas. As peças vêm do Mato Grosso. Mateada e chope PerBier completam a programação da manhã ao lado do supermercado, na Avenida Antônio de Conto.

BASTIDORES

  • Três meses após ser anunciado como coordenador do Centro de Defesa e Resiliência Climática da Prefeitura de Encantado, Júlio Ripoll, o Jota, assume o setor de marketing da Divine Chocolates.
  • A Associação Comercial de Encantado (ACI-E) avalia a possibilidade de realizar a Suinofest em 2025. A última edição foi em junho 2023, dois meses antes da sequência de enchentes históricas.
  • Em Muçum, o prefeito reeleito Mateus Trojan (MDB) tem compartilhado com seus seguidores das redes sociais avanços nas obras dos novos loteamentos no bairro Cidade Alta e também na reconstrução da ponte Brochado da Rocha. E em cada postagem, frases de esperança de dias melhores para os muçunenses!
  • Em Anta Gorda, os vereadores analisam o projeto que trata do orçamento municipal para 2025. A estimativa é de R$ 48 milhões.
  • Ainda em Anta Gorda, o vereador Alvimar Tremea (MDB) pediu providências ao governo municipal e à Brigada Militar para “acabar com o excesso de barulho na Praça Municipal Prefeito Genoíno Dallé” aos finais de semana, quando o local recebe maior movimento de pessoas. Segundo o parlamentar, a situação tem causado transtornos à comunidade e ao comércio local.
  • A Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) agendou para hoje, em Ilópolis, a primeira reunião pós-eleição. A escolha da nova diretoria deve ficar para janeiro de 2025. O atual presidente, Edmar Rovadoschi (MDB), deixará a função. Ele já é prefeito de segundo mandato em Ilópolis, mas garantiu a continuidade emedebista com a vitória de seu vice, Fernando Dapont.

Acompanhe
nossas
redes sociais