Ney Lazzari vai deixar a Univates

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Ney Lazzari vai deixar a Univates

Com mais de 40 anos dedicados à Univates, o economista e professor Ney Lazzari vai encerrar o ciclo virtuoso à frente da nossa estimada universidade. As eleições internas estão agendadas para ocorrer em novembro e, além de mudanças na reitoria – Cíntia Agostini vai assumir a função de Vice-Reitora no lugar de Fernanda Pinheiro, e Evania Schneider segue na função de Reitora –, também estão confirmadas alterações na Fuvates a partir do próximo ano. E se tudo ocorrer conforme as articulações internas, Carlos Cyrne assume a presidência no lugar de Ney Lazzari. Ainda restam algumas poucas arestas para a consolidação desse processo. Não é simples. Mas o fim deste notório ciclo do ex-reitor já está definido. Lazzari ainda permanece no conselho da Univates. E a instituição deve lhe conceder uma função simbólica (e sem remuneração) de “chanceler” para eventuais representações.

De minha parte, fica o registro da admiração pelo trabalho e a paixão de Ney Lazzari pelo Vale do Taquari. E fica a minha torcida para que os novos agentes mantenham o mesmo espírito comunitário, corajoso, humanitário, coletivo, empreendedor e visionário. Afinal, o Vale não seria tão forte e pujante sem a participação efetiva da Univates nas mais diversas pontas, fruto da proatividade de Lazzari e tantos outros que construíram e seguem construindo essa bela história acadêmica. E isso não pode mudar!

Ponte e anel viário

O grupo de empresários que apresentou ao vice-governador do RS uma proposta de ponte elevada na BR-386, entre Lajeado e Estrela, também vai apresentar o projeto técnico aos representantes da CIC/Vale do Taquari. De forma discreta, eles não querem politizar o movimento. E muito menos entrar em conflito com outras propostas. Em suma, não é hora de dividir. E, sim, de somar. Sobre isso, um encontro será realizado nos próximos dias para um possível alinhamento de ideias.

Caumo poderá ser convidado pelo MDB

Prefeito Marcelo Caumo durante entrevista à Rádio A Hora (Foto: Pedro Rodrigues).

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) já anunciou que será candidato a deputado em 2026. E a prioridade é o congresso nacional. Para isso, porém, o atual gestor municipal vai ouvir propostas de outros partidos. Entre esses, o próprio MDB, o principal adversário dele nas últimas duas eleições municipais. Mas não há nada definido. PL, Republicanos e Partido Novo também são destinos avaliados pelo chefe de Executivo reeleito com 71,26% dos votos em 2020. E não está descartada a permanência junto aos Progressistas. Tudo vai depender das estratégias das siglas em âmbito estadual. Fato é que o Vale do Taquari precisa se articular para não passar em branco em 2026.

Gláucia e a primeira ciumeira do PP

A comitiva liderada pela prefeita eleita de Lajeado e que visitou a cidade de Blumenau para buscar exemplos contra as enchentes gerou ciumeira dentro do PP. Tudo porque Gláucia Schumacher não teria convidado, também, alguns vereadores dos Progressistas. Na sessão plenária de terça-feira, Lorival Silveira e Ana da Apama se queixaram do fato. Mas é bom lembrar: nada impede que os dois parlamentares visitem a cidade catarinense nos próximos dias. A distância média é de 600 km.

Rafael Mallmann quer ser deputado

Ex-prefeito de Estrela e atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann (União Brasil) quer concorrer a deputado estadual em 2026.

Para isso, porém, ele vai depender de uma série de negociações externas e internas do partido União Brasil.

Além dele, nomes fortes da sigla que já ocuparam cadeiras legislativas estão ávidos por novos mandatos.

 

Carine convida Paulinho

Prefeita eleita de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil) convidou o jornalista Paulo Schneider, o “Paulinho”, para ser o braço direito dela no gabinete. Hoje ele atua como Secretário-Executivo da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). E a troca deverá ser anunciada aos prefeitos nos próximos dias.

Além de Paulinho, Carine também finaliza as tratativas para montar o quadro de secretários. O futuro secretário de Esportes está definido.

Assim como o responsável pela pasta da Administração. Mas os nomes só serão divulgados ao público após comunicação interna junto à equipe de apoio da futura gestora. Ela pretende definir tudo até dia 10 de novembro.

 

TIRO CURTO

  • O vereador Carlos Ranzi (MDB), que concorreu a prefeito de Lajeado, será convidado pelo MDB para integrar o governo estadual. A garantia é do presidente do MDB gaúcho, o deputado estadual Vilmar Zanchin, que confirmou o convite com exclusividade no programa Conexão Regional.
  • Atual secretário da Fazenda de Arroio do Meio, Valdecir Crecêncio foi convidado para integrar o governo de Márcio Hass (PP) em Santa Clara do Sul. Mas dificilmente vai aceitar a proposta, assim como já fizera com relação a convite do futuro prefeito de Canudos do Vale, Maico Berghahn (PSB).
  • Em tempo: a eleição da nova Reitoria da Univates ocorre entre os dias 5 e 11 de novembro. Já a definição do novo presidente da Fuvates ocorre no dia 23 de novembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais