Firmado convênio para construção de dez pontes metálicas no Vale

RECONEXÃO

Firmado convênio para construção de dez pontes metálicas no Vale

Projeto foi viabilizado pela CIC-VT, com apoio de empresas, entidades e governos municipais. Investimento em cada estrutura é de R$ 878 mil

Firmado convênio para construção de dez pontes metálicas no Vale
Projeto padrão de ponte (Foto: reprodução / projeto)

O projeto “Construindo Pontes Através do Associativismo”, que prevê a construção de dez pontes metálicas em municípios do Vale do Taquari, foi oficialmente aprovado, com convênios firmados. As pontes atenderão comunidades dos municípios de Arroio do Meio, Travesseiro, Pouso Novo, Coqueiro Baixo, Relvado, Putinga, Ilópolis, Anta Gorda, Doutor Ricardo e Encantado, regiões afetadas pelas chuvas de maio de 2024.

O investimento total em cada ponte será de R$ 878 mil, viabilizado por meio de parcerias entre entidades públicas e privadas. A previsão de início das obras é entre 1º e 4 de novembro de 2024, com prazo estimado de conclusão entre quatro e seis meses.

As estruturas serão fundamentais para o transporte de mantimentos e produtos da Cadeia Produtiva da Proteína Animal, atividade econômica principal dos municípios, além de garantir o transporte escolar, coletivo e de saúde. As pontes, de via única e com capacidade de 45 toneladas (padrão Daer/Dnit), seguirão critérios de segurança e resistência.

O projeto envolve a doação de partes metálicas por empresas como Randoncorp, Metasa, Gerdau e Usiminas; a participação do Instituto Reconstroi-RS, coordenado pela Federasul, Instituto Floresta e Instituto Ling, responsável pelas obras civis; e o trabalho das prefeituras na ligação das pontes às estradas e na sinalização.

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT ), que representa 19 ACI’s e CDL’s da região, agradeceu as parcerias e destacou a importância das obras para a recuperação das comunidades afetadas por três grandes cheias nos últimos oito meses.

Acompanhe
nossas
redes sociais