Ex-boxeador “Maguila”, morre aos 66 anos em São Paulo

LUTO NO ESPORTE

Ex-boxeador “Maguila”, morre aos 66 anos em São Paulo

Ele sofria demência pugilística, doença degenerativa e incurável que, semelhante ao mal de Alzheimer, resulta de repetidos golpes na cabeça

Ex-boxeador “Maguila”, morre aos 66 anos em São Paulo
Foto: reprodução/redes sociais
Brasil

A comunidade esportiva brasileira está em luto. Morreu nesta quinta-feira, 24, aos 66 anos, o ex-lutador peso-pesado de boxe, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila. A causa da morte foi demência pugilística, uma forma de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença degenerativa e incurável que, semelhante ao mal de Alzheimer, resulta de repetidos golpes na cabeça e afeta principalmente lutadores.

Nos últimos anos, Maguila vivia no interior de São Paulo, onde recebia cuidados médicos para lidar com a condição. Nascido em Aracaju, em 11 de julho de 1958, Maguila construiu uma trajetória marcante no boxe.

Em 17 anos de carreira, participou de 85 combates, com 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate. Dono de um carisma único e de declarações sempre memoráveis, o ex-pugilista se destacou em lutas contra grandes nomes do esporte, como Evander Holyfield e George Foreman, conquistando a admiração dos fãs brasileiros.

Acompanhe
nossas
redes sociais