Na semana em que chega aos 53 anos, a APAE de Lajeado comemora feito de um de seus alunos. O jovem Wesley Santos, de 12 anos, participou no fim de semana do IV Campeonato Estadual de Bocha Adaptada e conquistou o título na Bocha Paralímpica na categoria BC4. Com o resultado, ele se credencia aos jogos nacionais das APAEs.
Wesley é destaque esportivo da associação de Lajeado há mais de três anos. A competição estadual ocorreu na cidade de Portão, onde ele esteve acompanhado da mãe e dos professores Magiela Dresch e Rogério Worm, o “Farelo”. Mais de 60 alunos de várias APAEs do Rio Grande do Sul competiram na ocasião.
No retorno a Lajeado, o menino foi surpreendido com mais um momento especial. Na tarde de segunda-feira, 21, Wesley desfilou pela cidade no caminhão do Corpo de Bombeiros e após foi recepcionado pela equipe de profissionais e estudantes no pátio da escola.
As categorias são divididas entre as classes BC1, destinada a participantes com paralisia cerebral que podem jogar com mãos e pés, mas que também podem ter auxiliares. BC2, onde os atletas possuem paralisia cerebral e não é permitido auxiliar, podendo ser adaptada uma cesta ou suporte para a bola. A BC3 possui um grau de comprometimento maior, onde o jogador é assistido por alguém que direciona a calha. Na categoria BC4 os atletas possuem outras deficiências que não são cerebrais.