O sucesso da Associação Lajeado de Esportes – ALE no Campeonato Gaúcho Sub-15 deste ano começa a dar resultado também extra-campo. Quatro atletas do time vice-campeão gaúcho alçam voo e já fazem parte do elenco do Juventude.
Surpresa na temporada, a equipe 2009 da ALE ficou atrás apenas do Grêmio no Estadual. A campanha chamou a atenção da equipe de Caxias do Sul, que de uma vez levou quatro destaques do time: o lateral-direito Yuri Haack; lateral-esquerdo Vinícius Ely; e os volantes Matheus Grassi e Pietro Klaus. Todos assinaram contrato, vestiram a camisa e fazem parte da equipe Jaconera.
Coordenador da base da ALE, Samuel Sebben destaca que esta é a primeira vez que o clube consegue colocar no mercado mais que um atleta na mesma equipe, fruto também de outros trabalhos recentes como o título Gaúcho da Série A2 no Sub-17, na temporada passada, e a consolidação da equipe Sub-20, que joga o Estadual pela primeira vez.
“Isso mostra que o trabalho de todos e a dedicação dos atletas e famílias estão dando resultado. Os meninos precisar estar focados no objetivo e os familiares precisam apoiar. Os quatro meninos que foram ao Juventude já são espelhos para tantos outros que fazem parte da ALE”, diz Sebben.
Capitão do time quer repetir sucesso no Juventude
Mesmo muito jovem, Pietro Klaus já tem motivos para ter orgulho na carreira que construiu no futebol. Ele foi o capitão do time que sagrou-se vice-campeão estadual, ficando a frente de potências como Internacional e Juventude, sendo superado apenas pelo Grêmio na final.
Com maturidade que remete a grandes capitães, ele diz que usar a braçadeira é estar presente em todos os momentos, servir de exemplo e ser a voz da equipe diante de desafios. “A caminhada até a final do Gauchão exigiu entrega total de todos, mas como capitão senti o peso de manter o time unido, focado e acreditando no nosso potencial”, diz.
A força de vontade e maturidade deu resultado. Destaque do time e na ALE desde os 7 anos, é um dos quatro meninos que foram ao Juventude. “A transição de clube é um momento muito importante da minha trajetória. O convite para ir a Caxias do Sul foi o reconhecimento do meu trabalho, encarei como uma oportunidade de crescer ainda mais como jogador e pessoa.”
Ao lado de Yuri, Matheus e Vinícius, e em um momento importante da trajetória na base, pretende ter sucesso no Juventude para consolidar uma carreira profissional no futebol. “Cada clube, cada grupo, cada momento na carreira de um jogador é parte de uma construção contínua, e ser capitão da ALE na final do Gauchão me deu uma base sólida para encarar o que vem pela frente.”