Empresários sugerem ponte elevada sobre a BR-386

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Empresários sugerem ponte elevada sobre a BR-386

Um grupo de empresários contratou, junto à empresa Medabil, e sem custos, um pré-projeto para uma ponte elevada sobre o traçado original da BR-386, no trecho urbano entre Lajeado e Estrela. As novas travessias sugeridas são paralelas à rodovia federal, cinco metros mais altas do que as atuais pontes sobre o Rio Taquari e o Arroio Boa Vista, e com ciclovias. De acordo com a proposta, a elevada iniciaria em frente à empresa Apomedil, em solo lajeadense, e se prolongaria até as proximidades do Atacadão, no lado estrelense.

Desta forma, não seria impactada por uma nova enchente de 34 metros. Além disso, o traçado original da rodovia federal – com as atuais pontes – seria direcionado ao tráfego interno entre as duas cidades, e também para acessos à ERS-129 e demais vias laterais. O custo da obra é próximo de R$ 150 milhões, com prazo de 18 meses para conclusão.

Imagem: divulgação / projeto

E o projeto técnico foi entregue ontem ao vice-governador, Gabriel Souza (MDB), e também será entregue ao Secretário Estadual de Reconstrução, Pedro Capeluppi. A ideia é custear a obra com recursos do Fundo de Reconstrução do RS e da Concessionária CCR ViaSul. Para isso, porém, é preciso união de esforços com agentes políticos e líderes regionais. Não por menos, líderes regionais já solicitaram detalhes. E alguns ficaram empolgados com a novidade.

Entidades e secretariado

Eleitores e líderes partidários estão de olho nos futuros quadros de secretários municipais. Além deles, muitas entidades também estão ansiosas pelos futuros anúncios. Em Lajeado, por exemplo, uma das novidades mais aguardadas é a nomeação – ou não – de um novo secretário (a) de Saúde.

Vice-governador com covid

Vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB) positivou para covid. O exame foi confirmado ontem e, diante disso, a reunião agendada para hoje com representantes da CIC Vale do Taquari, cuja pauta envolvia a construção da nova ponte da ERS-130, foi cancelada.

MDB deve presidir a Amvat

Prefeito de Bom Retiro do Sul em fim de mandato, Edmílson Busatto (MDB) v ai passar o bastão da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) em janeiro. E tudo indica que o próximo presidente também será do MDB, o partido que mais elegeu prefeitos nas eleições municipais. Já no segundo ano a presidência deve ser indicada pelo PP.

Disputa pela 3ª CRE

Além da atual secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, outros cinco pretendentes disputam o cargo de chefe da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) por meio de um processo seletivo. São eles: Cássia Benini, a atual coordenadora; Greicy Weschenfelder, ex-coordenadora; Rafael José Schuh; Carlos Evandro Schneider; e Ana Rita Berti Bagestan.

Cursos para vereadores

O leitor mais atento vai lembrar das fanfarrices de alguns vereadores com o dinheiro público. Especialmente com o custeio de cursos ministrados em Porto Alegre. E eu faço uma pergunta: será que algum vereador (a) não-reeleito se atreverá a realizar algum curso até o fim do mandato atual?

Reabertura é obrigação

Presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Charles Rossner foi convidado para as festividades de reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. E ele decidiu não participar do festivo evento. Uma decisão controversa, mas compreensível. Afinal, é constrangedor celebrar a reabertura após quase meio ano de suspensão e bilhões em prejuízos a todos os gaúchos. E não faltava dinheiro em Brasília para reabrir antes…

TIRO CURTO

  • Em Teutônia, o prefeito eleito Renato Altmann (PSD) designou a esposa, a advogada Aline Krüger, para coordenar a transição com o atual governo de Celso Forneck (PDT). As tratativas iniciam em novembro. E o Executivo deve indicar Gustavo Gewehr para a missão.
  • Secretário de Segurança Pública de Lajeado com atuação de destaque durante as duas enchentes, Paulo Locatelli também se destacou na implantação do projeto Pacto Pela Paz. Por tudo isso, está muito bem cotado para seguir à frente da secretaria no futuro governo de Gláucia Schumacher (PP).
  • Aliás, a futura prefeita de Lajeado só deve definir o novo secretariado em novembro.
  • Militar aposentado, Carlos Alberto Hempel foi candidato a vereador pelo PL em Arroio do Meio. E ontem ele participou da primeira reunião de transição com os atuais integrantes da Defesa Civil.
  • Dando continuidade ao projeto de modernização da telefonia, O Alô, MP!, o Ministério Público do RS atualizou na última semana os contatos das Promotorias de Justiça de Passo Fundo, Soledade, Não-Me-Toque e Arvorezinha. O projeto é desenvolvido pela Subprocuradoria-geral de Justiça de Gestão Estratégica e pela Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). Com a mudança, o a promotoria de Arvorezinha passa a atender pelo número (51) 3295-2902.

Acompanhe
nossas
redes sociais